Jovem convertido é empurrado para fora de um trem

| 15/01/2007 - 00:00


Um hindu convertido ao cristianismo morreu na tarde de 12 de janeiro, depois de três dias de dor intensa. Ele foi empurrado de um trem na terça-feira passada, ainda não se sabe sob quais circunstâncias. O incidente aconteceu no distrito de Devas, no Estado indiano de Madhya Pradesh, no centro do país. Para a polícia, essa foi uma simples tentativa de suicídio.

Muitos fatores, entretanto, levam a crer que sua morte foi mais um exemplo de perseguição religiosa perpetrada por extremistas hindus.

Bansi Lal, de apenas 18 anos, voltava de uma reunião feita em uma comunidade pentecostal quando pessoas não-identificadas o atiraram do trem.

Levado às pressas para um hospital, a equipe médica tentou de tudo para salvá-lo, mas seus ferimentos eram muito sérios - havia até pedras em seu crânio.

Bansi Lal não sobreviveu e não foi capaz de dar sua versão dos eventos. A polícia encerrou a investigação e concluiu que aquele era um caso de "suicídio".

Madhya Pradesh tem visto muitos incidentes de perseguição contra cristãos, disse Indira Iyengar, presidente do Fórum Cristão de Madhya Pradesh-Chattisgarh.

Suspeitas apontam que o crime pode ter sido cometido por ativistas do Bajrang Dal, uma organização que é bastante ativa na área.

O Bajrang Dal (Brigada de Bajrang) é a ala jovem do Vishwa Hindu Parishad (VHP), que gravita em torno do Sangh Parivar, um grupo de organizações inspirado pelo hindutva, ou seja, nacionalismo hindu. A luta deles é, entre outras, pela preservação da identidade hindu da Índia.

"Depois de uma trégua, ativistas do Bajrang Dal aumentaram seus ataques contra cristãos no Estado, em especial na época do Natal", afirmou Indira Iyengar.

O jovem morto havia se convertido ao cristianismo há dois anos e meio, e tinha sido ameaçado desde então. Até mesmo sua família não aprovara sua decisão.

Dado ao atual clima no país, líderes cristãos preferiam não dizer nada sobre o incidente, temendo que seus comentários levassem a mais violência e retaliação contra os cristãos locais.


Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Instagram

© 2021 Todos os direitos reservados

INÍCIO
LISTA MUNDIAL
DOE