Arqueólogos encontram a 1ª igreja cristã do mundo

| 15/06/2008 - 00:00


Um grupo de arqueólogos divulgou durante a semana a descoberta do que eles acreditam ser "a primeira igreja cristã do mundo" em uma caverna subterrânea que serviu de residência e local de oração para os cristãos perseguidos.

De acordo com o chefe do Centro de Estudos Arqueológicos local, Abdul Qader Hussan, em entrevista ao jornal "Jordan Times", a descoberta está situada embaixo de uma outra igreja já construída ( a Igreja de São Jorge  em 230 d.C.) em Rihab, no norte do país, 40 quilômetros ao nordeste da capital Amã, próximo da fronteira com a Síria.

Segundo Hussan, "existem provas de que a igreja descoberta abrigou os primeiros cristãos, os 70 discípulos de Jesus". Estes, fugidos da perseguição em Jerusalém, teriam se refugiado em igrejas no norte da Jordânia.

Citando fontes históricas, o arqueólogo sugere que o grupo viveu e praticou a fé na igreja subterrânea para deixá-la somente depois de o Império Romano adotar o cristianismo em 313 d.C. 

"Trata-se de uma descoberta incrível, pois temos provas que nos fazem acreditar que o prédio recebeu os primeiros cristãos e os discípulos de Jesus Cristo mencionados pelo evangelista Lucas", afirmou Hussan.

O templo tem poucos degraus, sua estrutura é circular e conta com vários assentos de pedra para os sacerdotes.

Marco para os cristãos

Para o auxiliar do Bispo da Arquidiocese Grega Ortodoxa da região, Archimandrite Nektarious, a descoberta é "um marco importante para todos os cristãos do mundo". Ele lembrou que a única caverna semelhante em forma e propósito se encontra em Tessalônica, na Grécia.

Além disso, o especialista destacou o valor dos objetos encontrados em um cemitério próximo à caverna.

Fontes do Ministério do Turismo jordaniano confirmaram que o governo assumirá o controle da área da descoberta com o objetivo de atrair o maior número possível de visitantes.


Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Instagram

© 2021 Todos os direitos reservados

INÍCIO
LISTA MUNDIAL
DOE