Portas Abertas • 12 set 2023
O país, que está destruído pela guerra civil, foi atingido por inundações (foto representativa)
[Atualizado em 13/9/2023 às 9h29]
As chuvas torrenciais em decorrência do furacão Daniel causaram enchentes e deslizamentos na Líbia, no último domingo (10). A catástrofe natural causou também o rompimento de duas barragens na região nordeste do país, que já estava inundada, além da destruição de quatro pontes.
Até o momento, 5.300 pessoas morreram e 10 mil estão desaparecidas, garante a Federação Internacional da Cruz Vermelha e Crescente Vermelha (IFRC, na sigla em inglês). A área mais afetada foi a cidade de Derna, que tem uma grande área submersa.
Em entrevista a uma TV local em 12 de setembro, o ministro da Saúde do governo apoiado pelo parlamento oriental, Othman Abduljalil, descreveu Derna como uma “cidade fantasma” e cheia de corpos espalhados. “Há famílias ainda presas dentro de suas casas e há vítimas sob os escombros”, completou.
A Líbia enfrenta uma guerra civil desde que o ditador Muamar Gaddafi foi destituído e morto em 2011. Há um governo com reconhecimento internacional com sede na capital Trípoli e outro ao leste da nação. Essa divisão favorece a ação de grupos de extremistas islâmicos e de criminosos organizados.
Além disso, a Líbia é um país que fica na rota de fuga de refugiados da África Subsaariana, que estão em direção a Europa. Enquanto estão no território, essas pessoas são assediadas, ameaçadas pelos jihadistas, sequestradas, vendidas como escravas para o crime organizado e vítimas de tráfico humano.
Os cristãos que vivem no país em 5º lugar na Lista Mundial da Perseguição 2023 ainda enfrentam perseguição extrema, que pode resultar em morte. Além de serem discriminados pela comunidade e pela família muçulmanas, os seguidores de Jesus são presos pelo governo e alvos da ação dos radicais islâmicos e criminosos.
A Portas Abertas convoca os cristãos de todo o Brasil para interceder pela Líbia e por toda a população que sofre com as consequências do furacão.
© 2024 Todos os direitos reservados