Pastor e esposa são absolvidos na Argélia

O casal foi liberto após um apelo à Corte

Portas Abertas • 5 jul 2024


O pastor Ahcnene foi acusado de seguir uma religião não islâmica

O pastor Ahcnene foi acusado de seguir uma religião não islâmica

Hoje, no Dia da Independência da Argélia, celebre a decisão que o pastor Ahcene e sua esposa receberam recentemente com grande alegria. “Essa é uma boa notícia para mim, minha esposa e nossa igreja. Agradecemos a Deus e a todos que me apoiaram nesse processo e oraram por mim”, disse o pastor. A Corte anunciou a absolvição no domingo, 30 de junho.   

 

O casal havia sido condenado inicialmente a um ano por praticar uma religião não islâmica sem autorização. Desde 2006, quando a lei que proíbe adoração não muçulmana surgiu na Argélia, os cristãos vivem sob pressão. Os lugares de culto foram fechados e dúzias de líderes começaram a ser perseguidos.  

 

Eles servem a igreja Ait-Douala (Béni-Douala) na província de Tizi Ouzou no Norte da Argélia. A polícia começou a observá-los e a intimidá-los em novembro de 2021. “Eles exigiram que eu obtivesse uma autorização para praticar o cristianismo e ameaçaram me prender se eu continuasse a fazer os cultos sem autorização”, lembra o pastor.  

 

Comunidade cristã resiste 

 

A igreja Ait-Douala é afiliada à Associação de Igrejas Protestantes na Argélia e opera na região há dez anos sem qualquer problema com as autoridades. Mas a pressão recente dos oficiais obrigou o casal a fechar a igreja em abril do ano passado. Mesmo com as portas fechadas, as autoridades continuaram a persegui-los, e eles foram injustamente acusados de praticar a religião não islâmica sem autorização. 

 

Outros seis cristãos, o pastor Youcef Ourahmane e cinco membros da igreja Tizi Ghenif também foram vítimas da mesma acusação e aguardam a decisão da Suprema Corte. A presença cristã, que existe na Argélia desde o século IV, se torna ameaçada a cada dia.  

 

Batistério de igreja cristã histórica na Argélia 

 

Ao topo de uma montanha, é possível ver o batistério de 58 metros de comprimento e 42 metros de largura nas ruínas de uma das grandes igrejas históricas que havia na região. O batistério é a maior construção escavada na Argélia e representa a situação da comunidade cristã não só no país, mas em outras partes do Norte da África.  

 

Muitos cristãos argelinos visitam esse local para se reconectarem com a tradição cristã. Ao longo das invasões árabes, essa cultura foi se perdendo. Mas nos últimos anos, mesmo em meio à perseguição, a igreja continua crescendo, atualmente com uma comunidade de milhares de seguidores de Jesus. A igreja na Argélia precisa de orações para resistir e continuar crescendo em número dos que creem e espiritualmente, como sal e luz.  

 

Pedidos de oração 

  • Louve a Deus pela absolvição do pastor Ahcene e sua esposa na Argélia.  
  • Interceda pelos cristãos argelinos que têm sido perseguidos pelas autoridades e aguardam a decisão da Corte.  
  • Peça a Deus que mesmo em meio à pressão, o casal pastoral não deixe de servir ao Senhor.  

 

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco