Portas Abertas • 29 mai 2025
Uma nova audiência sobre a sentença do pastor está marcada para a próxima quinta-feira (foto representativa)
O pastor Pavel Schreider, de 65 anos, pode pegar de cinco a sete anos de prisão se for condenado por “incitação ao ódio racial, étnico, nacional, religioso ou regional” cometida “por um grupo de indivíduos”. A polícia secreta do Comitê de Segurança Nacional (NSC) o prendeu o pastor Pavel em novembro de 2024 em sua casa, levando milhares de livros, incluindo Bíblias, dinheiro e celulares.
Mas apenas em 17 de abril deste ano começou o julgamento do caso no Quirguistão. Uma nova audiência foi marcada nesta quinta-feira (29), por isso o pastor conta com as orações da igreja global.
O pastor Pavel relata que tem sido torturado há cinco meses na prisão. “Recebi golpes na cabeça, no peito e chutes na coluna por trás de cinco agentes. Eles me bateram com um cano de ferro para me forçar a confessar crimes”, escreveu o pastor Schreider em uma denúncia feita em 2024 ao Centro Nacional para a Prevenção da Tortura em Bishkek.
Os agentes também usaram uma arma de choque, causando múltiplos ferimentos, para tentar forçar Viktor Tsoy, membro da igreja do pastor, a escrever uma declaração contra Pavel. Apesar de Viktor não ceder à pressão, a pedido do NSC, um tribunal declarou a igreja como “extremista”.
O pastor Pavel nega todas as acusações. “Não há uma única referência na acusação às pessoas com quem Pavel supostamente cometeu os crimes mencionados, nem nomes específicos. Também não há evidência concreta de ações ilegais cometidas por Schreider na mídia, na internet, em público ou de outra forma”, disse seu advogado, Akmat Alagushev, à organização Forum 18.
Funcionários do Centro contra Tortura disseram à filha do pastor Pavel, Vera Schreider, que “encaminharam a denúncia ao Ministério Público de Bishkek e receberam uma resposta dizendo que as alegações de Schreider [sobre a tortura] não puderam ser confirmadas”. A família Schreider conta com a ajuda da igreja global para o julgamento na quinta-feira.
Baixe o e-book e o mapa da Lista Mundial da Perseguição 2025 para obter mais informações sobre os cristãos perseguidos na América Latina e em outras partes do mundo.
Pedidos de oração