Portas Abertas • 14 jul 2022
O pastor estava em casa com a esposa quando os agressores chegaram (foto representativa)
[Atualizado em 28/07/2022]
Há duas semanas, o pastor Fernando Tambunan foi baleado e levado às pressas para o hospital. Ele sobreviveu ao ataque, mas os motivos do disparo e os agressores ainda são desconhecidos. O pastor lidera uma igreja no Norte de Sumatra, uma ilha da Indonésia.
No dia 27 de junho, depois de jantar, Fernando estava descansando no terraço de casa quando o ataque aconteceu. Poucos minutos após o disparo, a esposa do pastor o encontrou mancando e dizendo que tinha sido baleado. O líder cristão apertava o peito onde a bala entrou, coberto de sangue, logo foi levado ao hospital e sobreviveu ao ataque.
O chefe do departamento de investigações da polícia, Kompol Cahyadi, afirmou: “Até agora a informação que temos é de que os vizinhos não ouviram o tiro ontem à noite. Quanto a determinar qual tipo e calibre da arma usada, estamos aguardando a avaliação dos legistas após a cirurgia da vítima”. O caso segue sob investigação.
Suparno, o chefe da polícia, alegou que o pastor Fernando morava na vila há apenas seis meses e por isso não acha que o motivo do disparo foi religioso: “Sim, ele é um pastor, mas está em nossa vila há apenas seis meses”.
O estado clínico do pastor é estável e ele já consegue falar. De acordo com a família do líder cristão, eles não têm conflitos com nenhum vizinho.
No dia 27 de julho, parceiros locais contaram que o pastor Fernando está seguro e ainda está se recuperando. Os agressores foram identificados e presos. Eles são membros de uma gangue e disseram que atiraram porque o pastor não pagou o suborno que pediram para “proteger” a casa.
Esses criminosos intimidam as pessoas que não participam dos subornos. Furam pneus, cortam a energia elétrica ou atiram para punir os que não se submetem a eles na comunidade.
A realidade da perseguição não alcança apenas cristãos na Indonésia, mas em todo Sul da Ásia. Muitos irmãos não conhecem seus direitos de liberdade religiosa e assim enfrentam abusos e prisões injustas. Sua doação oferece treinamento e prepara cristãos para enfrentar a perseguição.
© 2024 Todos os direitos reservados