Pastor sobrevive a tiro no peito

Ainda não há certeza sobre os motivos do ataque

Portas Abertas • 14 jul 2022


O pastor estava em casa com a esposa quando os agressores chegaram (foto representativa)

O pastor estava em casa com a esposa quando os agressores chegaram (foto representativa)

[Atualizado em 28/07/2022] 

Há duas semanas, o pastor Fernando Tambunan foi baleado e levado às pressas para o hospital. Ele sobreviveu ao ataque, mas os motivos do disparo e os agressores ainda são desconhecidos. O pastor lidera uma igreja no Norte de Sumatra, uma ilha da
Indonésia. 

No dia 27 de junho, depois de jantar, Fernando estava descansando no terraço de casa quando o ataque aconteceu. Poucos minutos após o disparo, a esposa do pastor o encontrou mancando e dizendo que tinha sido baleado. O líder cristão apertava o peito onde a bala entrou, coberto de sangue, logo foi levado ao hospital e sobreviveu ao ataque. 

O chefe do departamento de investigações da polícia, Kompol Cahyadi, afirmou: “Até agora a informação que temos é de que os vizinhos não ouviram o tiro ontem à noite. Quanto a determinar qual tipo e calibre da arma usada, estamos aguardando a avaliação dos legistas após a cirurgia da vítima”. O caso segue sob investigação.  

Suparno, o chefe da polícia, alegou que o pastor Fernando morava na vila há apenas seis meses e por isso não acha que o motivo do disparo foi religioso: “Sim, ele é um pastor, mas está em nossa vila há apenas seis meses”. 

O estado clínico do pastor é estável e ele já consegue falar. De acordo com a família do líder cristão, eles não têm conflitos com nenhum vizinho.


Agressores presos
 


No dia 27 de julho, parceiros locais contaram que o pastor Fernando está seguro e ainda está se recuperando. Os agressores foram identificados e presos. Eles são membros de uma gangue e disseram que atiraram porque o pastor não pagou o suborno que pediram para “proteger” a casa.
 


Esses criminosos intimidam as pessoas que não participam dos subornos. Furam pneus, cortam a energia elétrica ou atiram para punir os que não se submetem a eles na comunidade.
 


Prepare cristãos para a perseguição  

A realidade da perseguição não alcança apenas cristãos na Indonésia, mas em todo Sul da Ásia. Muitos irmãos não conhecem seus direitos de liberdade religiosa e assim enfrentam abusos e prisões injustas. Sua doação oferece treinamento e prepara cristãos para enfrentar a perseguição. 

Pedidos de oração 

  • Ore pela recuperação física e emocional do pastor Fernando. Que ele encontre paz e consolo em Deus. 
  • Peça que o Senhor dê discernimento para a polícia durante a investigação do caso, que encontre e responsabilize os atiradores. 
  • Interceda pela proteção, sustento e cura emocional da família do pastor Fernando.

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco