Bem vindo
Acesse sua conta ou registre-se gratuitamente.

Pastor Yousef Nadarkhani cumpre exílio no Irã

Autoridades perdoaram a sentença de prisão, mas mantiveram o exílio
Portas Abertas • 31 maio 2025
Yousef Nadarkhai foi forçado a ficar a mais de dois mil quilômetros de casa no Irã por liderar igrejas domésticas (foto: Article 18)

Em 2017, Yousef Nadarkhani foi condenado a dez anos de prisão e dois anos de exílio interno no Sul do Irã. O conhecido líder cristão perseguido iraniano foi condenado mais uma vez por “agir contra a segurança nacional por meio da propagação de igrejas domésticas e promoção do cristianismo sionista” em 2023, sua quarta prisão.

A sentença foi posteriormente reduzida após revisão. Yousef foi perdoado em fevereiro de 2023, mas o perdão não excluiu o período de dois anos de exílio, em cumprimento em Nik Shahr (Sistão-Baluchistão), a dois mil quilômetros da casa do pastor. O Relatório Anual de 2025 da organização Article 18 lista Yousef Nadarkhanientre os cristãos de origem muçulmana forçados ao exílio e enfatiza que os tribunais usam o exílio para manter os prisioneiros libertos “fora de vista”.

Como o tempo de exílio começou a contar no dia em que Yousef deixou a prisão em 2023, a ordem de dois anos deveria ter terminado no final de fevereiro de 2025. Grupos de direitos humanos não relataram nenhuma violação ou nova intimação, o que geralmente significa que as autoridades deixaram o prazo expirar discretamente.

A Comissão Internacional de Liberdade Regiosa (USCIRF, da sigla em inglês) ainda o mantém em seu banco de dados de Prisioneiros de Consciência Religiosa. Isso porque, mesmo após sua libertação, a condenação do exílio ainda está vigente e há um histórico do regime no Irã de prender novamente líderes de igrejas domésticas assim que a atenção pública diminui.

Veja os países onde os cristãos são mais perseguidos atualmente

Baixe o e-book e o mapa da Lista Mundial da Perseguição 2025 para obter mais informações sobre os cristãos perseguidos ao redor do mundo.

Pedidos de oração

  • Agradeça a Deus pela absolvição do pastor e ore para que após o exílio ele não seja preso novamente.
  • Peça ao Senhor que a pressão não diminua a coragem dos cristãos perseguidos no Irã para pregar o evangelho.
  • Interceda por força para a família do pastor Yousef Nadarkhani que ficou separada do líder cristão tantas vezes.