Quando é o Dia Internacional da Solidariedade Humana?

Data foi proclamada há 16 anos com objetivo de destacar a importância da ação coletiva

| 20/12/2021 - 08:00

A data é também para lembrar aos governos de respeitar acordos internacionais

A data é também para lembrar aos governos de respeitar acordos internacionais


Instituído em 2005 durante a celebração da Primeira Década das Nações Unidas para a Erradicação da Pobreza, o Dia da Solidariedade Humana é comemorado hoje, 20 de dezembro.

O Dia Internacional da Solidariedade Humana é um dia de sensibilização do público para a importância da solidariedade. Mas é também uma ocasião para lembrar os governos de respeitar seus compromissos com os acordos internacionais, incentivar o debate sobre as formas de promover a solidariedade para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e estimular iniciativas de erradicação da pobreza.

De acordo com informações da Organização das Nações Unidas (ONU), estimava-se que neste ano de 2021, cerca de 235 milhões de pessoas em todo o mundo necessitariam de assistência humanitária, número que representa 40% a mais do que em 2020. O aumento se deve quase que na totalidade à pandemia da COVID-19.

A Bíblia enfatiza a dignidade de cada ser humano por ser conforme a imagem de Deus. Logo, a solidariedade entre todos as pessoas é consequência do mandamento resumido por Cristo: “Ame o seu próximo como a si mesmo”. A Portas Abertas acredita que cristãos ao redor do mundo reconhecem a necessidade do cumprimento dessa ordem, por isso trabalha em parceria com as igrejas para restituir a dignidade de muitos filhos de Deus em países onde há perseguição.

Um exemplo disso é Camarões, onde, somente entre janeiro e julho de 2021, a Portas Abertas distribuiu ajuda emergencial a mais de 3.000 cristãos. Graças ao apoio e à generosidade dos nossos parceiros, somente no estado de Koza, 449 famílias cristãs foram beneficiadas com ajuda emergencial. A jovem cristã Fadi Zara foi uma das beneficiárias. De acordo com ela, receber o auxílio foi um dos momentos mais felizes nos últimos anos.


Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

© 2022 Todos os direitos reservados

INÍCIO
LISTA MUNDIAL
DOE