Ritual de iniciação é uma ameaça para a igreja do Chade

Nossos irmãos chadianos pedem oração por proteção e segurança nesse período tão conturbado

| 20/08/2018 - 00:00

Crianças cristãs do Chade correm risco de ser forçadas a participar de rituais de iniciação

Crianças cristãs do Chade correm risco de ser forçadas a participar de rituais de iniciação


Até o final de agosto acontece no Chade a chamada época do “Yondo”, um ritual de iniciação das religiões tradicionais africanas para meninos. O Yondo acontece a cada dez anos e deveria ter sido realizado ano passado, mas devido à crise econômica no país, foi adiado para este ano.

Antes do festival, há o recrutamento de meninos, no qual casas são invadidas e crianças são levadas (até mesmo as mais novas, como as de sete anos de idade) com ou sem o consentimento dos pais. Algumas são até mesmo apanhadas na rua e levadas para a floresta para passar pela iniciação forçada. Mas há também casos em que as crianças e adolescentes são forçados por sua própria família. “Minha mãe é cristã, mas pela influência do meu pai, que não é cristão, ela aceitou a decisão de me enviar para a iniciação”, lamenta-se um jovem.

Líderes de igrejas se queixam de ameaças contra eles

Em maio, Silas, líder de uma igreja, foi ameaçado. “Nos disseram que assim que começasse o Yondo, nossa igreja seria destruída. Segundo eles, os cristãos quebraram seus costumes ao explicar na igreja o que acontece durante a iniciação na floresta”, afirma Silas.

Em julho, outro líder de igreja foi ameaçado. “Eles me disseram que se descobrirem que a iniciação foi atrapalhada ou não teve adesão por causa do que nós falamos para os cristãos na igreja, teremos que aguentar as consequências”, relata o pastor. Em algumas áreas, igrejas são queimadas regularmente por causa disso. “Se falamos com as autoridades, eles não fazem nada para nos proteger”, diz.

Para proteger meninos cristãos, denominações organizam acampamentos de igreja para jovens longe da cidade até o final de agosto, quando os rituais terminam. Um menino no acampamento disse: “Meus pais estão na cidade e temo que venham me pegar para levar para a iniciação”. Um outro disse: “Ore por nós, para que Deus nos proteja, e para que ele ilumine meus pais, que se dizem cristãos, mas estão sempre fazendo rituais tradicionais”.

Pedidos de oração

  • Ore pela proteção do Senhor nos acampamentos e para que sejam um tempo edificante de discipulado e comunhão.
  • Clame pela proteção de pastores e líderes durante esse tempo.
  • O sincretismo é muito comum e é uma tentação para os cristãos participarem do Yondo para evitar a perseguição. Ore para que haja convicção de novo nascimento entre os cristãos e bases fortes para que resistam a todo engano.

Leia também
Sultão é nomeado em região do Chade
A verdade é encontrada na Bíblia
Cristãos perseguidos por não participar de ritual


Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Facebook
Instagram
Twitter
YouTube

© 2022 Todos os direitos reservados

INÍCIO
LISTA MUNDIAL
DOE