Seminário teológico é atacado em Mianmar

Exército birmanês alega que cristãos ameaçam o governo

Portas Abertas • 18 nov 2022


O seminário teológico kachin existe desde 1934 (foto: Facebook)

O seminário teológico kachin existe desde 1934 (foto: Facebook)

O seminário teológico kachin, no Norte de Mianmar, ficou seriamente danificado por causa de um ataque no dia 4 de novembro. O portal de notícias Myanmar Now afirmou que o atentado aconteceu em área civil, ou seja, fora das zonas de guerra. Quatro estudantes ficaram feridos.

Uma voluntária que ajudou os estudantes feridos a chegarem ao hospital disse que o dormitório do seminário foi atingido por estilhaços: “Eles ficaram feridos porque o míssil atingiu uma árvore antes de alcançar o prédio do seminário. Não consigo imaginar o que teria acontecido se o impacto fosse direto no edifício”.

 
Desde o golpe em fevereiro de 2021, os militares birmaneses desencadearam uma repressão sangrenta contra qualquer pessoa ou grupo visto como oposição. O conflito gerou uma guerra civil que tomou o país. “Ofuscada pela guerra na Ucrânia, a guerra civil em Mianmar continua avançando. Os militares estão no poder há 18 meses e a situação continua fora de controle”, disse um especialista da Portas Abertas.

 
Trauma, desencorajamento e fome

 
Os cristãos em Mianmar estão cercados de todos os lados pelo conflito. Milhares deles perderam casas e bens. Além disso, inúmeras igrejas foram destruídas em ataques sob a falsa denúncia de que apoiam a oposição secretamente. A violência forçou mais de 1,4 milhões de pessoas a deixarem as casas. Entre os deslocados internos, 40 mil são crianças.

 
A violência está afetando cristãos de diversas formas: “Além do trauma, muitos enfrentam a falta de itens básicos de higiene e alimentos. Espiritualmente, eles enfrentam grandes desafios também e têm dificuldade em encontrar aconselhamento, pois as igrejas ficaram sobrecarregadas depois dos ataques”, disse um parceiro local.


A Portas Abertas está organizando seminários de aconselhamento e treinamento de líderes e também oferece cestas de alimentos, Bíblias e outros itens urgentes para os cristãos deslocados em Mianmar.

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco