Tiroteio durante treinamento da Portas Abertas na África

Pastores do país disseram que os cristãos não estavam preparados para enfrentar a perseguição

Portas Abertas • 11 jun 2022


“O ensino que recebemos aqui fortaleceu nossa confiança em Deus”

“O ensino que recebemos aqui fortaleceu nossa confiança em Deus”

Recentemente, o ataque de um homem armado na vizinhança interrompeu o treinamento da Portas Abertas em Kivu do Norte, estado da República Democrática do Congo (RDC). Um dos participantes do seminário, pastor Kambale, comentou: “O ensino que recebemos aqui fortaleceu nossa confiança em Deus, nosso criador, em todas as circunstâncias”. 


Mais de 65 líderes de igrejas e membros participavam do curso que tinha foco no discipulado. Mas os mentores decidiram incluir alguns módulos do treinamento de preparação para a perseguição chamado “Permanecendo Firmes Através da Tempestade”, considerando que a comunidade estava sob crescente ataque de radicais islâmicos.
 


As Forças Democráticas Aliadas é um dos grupos extremistas islâmicos da República Democrática do Congo. Elas são conhecidas pelos assassinatos cruéis e dominaram partes de Kivu do Norte e da província de Ituri, Leste do país.
 


Necessidades físicas e espirituais
 

Cristãos são os mais impactados nos ataques. Muitos perdem propriedades e até mesmo a vida. A igreja está traumatizada com os recorrentes assassinatos que testemunhou. A insegurança é intensa nas áreas isoladas, ao redor da floresta, onde ficam as fazendas.  


Famílias foram deslocadas e as igrejas têm mais viúvas e órfãos do que conseguem auxiliar; e sem poder cuidar das plantações, a fome tem aumentado. A criminalidade e a prostituição aumentaram, um ciclo difícil de ser quebrado.
 


Além das necessidades físicas, há uma grande necessidade espiritual. Pastores disseram que os cristãos não estavam preparados para enfrentar a perseguição e os traumas decorrentes. Por isso a Portas Abertas tem investido em discipulado e treinamentos para a perseguição e também em cuidados emergenciais.
 


Deus sempre presente
 

“O ensino veio na hora certa, quando nossa região começou a viver o caos por causa dos ataques. Nós vemos o treinamento como uma provisão enviada por Deus para nos preparar. Essas situações certamente se repetirão, mas é essencial confiar no Senhor que promete nunca nos abandonar ou esquecer de nós, mesmo nas aflições”, continuou o pastor Kambale. 


“Mesmo nos momentos difíceis, nosso Deus, o Altíssimo, está conosco e nos alegramos nele. Nós também temos sido encorajados a passar mais tempo com o Senhor. Recebemos uma mensagem dos parceiros da Portas Abertas que nos deu consolo e esperança. Louvamos ao Senhor pelo treinamento porque precisávamos disso. Obrigado por sua ajuda que sustenta esse projeto, nós confiamos no Senhor que vocês continuarão lembrando de nós”, concluiu.
 

 

Socorro para a Nigéria 


A Nigéria é outro país africano que tem vivido ataques de extremistas islâmicos. Sua
doação pode fazer a diferença na vida dos irmãos nigerianos, provendo as necessidades básicas e treinamento espiritual para estarem firmes em Jesus, mesmo sob perseguição. 

 

Pedidos de oração

  • Agradeça a Deus pelo treinamento que veio no momento certo e ajudou tantos a enfrentarem a perseguição. 
  • Louve ao Senhor por capacitar a equipe que ministrou o treinamento em lugares remotos do país. 
  • Ore pelo impacto dos ensinos na República Democrática do Congo. Que os participantes consigam aplicar os estudos e possam treinar e ensinar outros, fortalecendo os irmãos perseguidos. 
  • Peça ao Senhor que intervenha na situação de segurança no Leste da República Democrática do Congo, que a paz seja restaurada em breve.


     

 

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco