Portas Abertas • 11 jun 2022
“O ensino que recebemos aqui fortaleceu nossa confiança em Deus”
Recentemente, o ataque de um homem armado na vizinhança interrompeu o treinamento da Portas Abertas em Kivu do Norte, estado da República Democrática do Congo (RDC). Um dos participantes do seminário, pastor Kambale, comentou: “O ensino que recebemos aqui fortaleceu nossa confiança em Deus, nosso criador, em todas as circunstâncias”.
Mais de 65 líderes de igrejas e membros participavam do curso que tinha foco no discipulado. Mas os mentores decidiram incluir alguns módulos do treinamento de preparação para a perseguição chamado “Permanecendo Firmes Através da Tempestade”, considerando que a comunidade estava sob crescente ataque de radicais islâmicos.
As Forças Democráticas Aliadas é um dos grupos extremistas islâmicos da República Democrática do Congo. Elas são conhecidas pelos assassinatos cruéis e dominaram partes de Kivu do Norte e da província de Ituri, Leste do país.
Cristãos são os mais impactados nos ataques. Muitos perdem propriedades e até mesmo a vida. A igreja está traumatizada com os recorrentes assassinatos que testemunhou. A insegurança é intensa nas áreas isoladas, ao redor da floresta, onde ficam as fazendas.
Famílias foram deslocadas e as igrejas têm mais viúvas e órfãos do que conseguem auxiliar; e sem poder cuidar das plantações, a fome tem aumentado. A criminalidade e a prostituição aumentaram, um ciclo difícil de ser quebrado.
Além das necessidades físicas, há uma grande necessidade espiritual. Pastores disseram que os cristãos não estavam preparados para enfrentar a perseguição e os traumas decorrentes. Por isso a Portas Abertas tem investido em discipulado e treinamentos para a perseguição e também em cuidados emergenciais.
“O ensino veio na hora certa, quando nossa região começou a viver o caos por causa dos ataques. Nós vemos o treinamento como uma provisão enviada por Deus para nos preparar. Essas situações certamente se repetirão, mas é essencial confiar no Senhor que promete nunca nos abandonar ou esquecer de nós, mesmo nas aflições”, continuou o pastor Kambale.
“Mesmo nos momentos difíceis, nosso Deus, o Altíssimo, está conosco e nos alegramos nele. Nós também temos sido encorajados a passar mais tempo com o Senhor. Recebemos uma mensagem dos parceiros da Portas Abertas que nos deu consolo e esperança. Louvamos ao Senhor pelo treinamento porque precisávamos disso. Obrigado por sua ajuda que sustenta esse projeto, nós confiamos no Senhor que vocês continuarão lembrando de nós”, concluiu.
A Nigéria é outro país africano que tem vivido ataques de extremistas islâmicos. Sua doação pode fazer a diferença na vida dos irmãos nigerianos, provendo as necessidades básicas e treinamento espiritual para estarem firmes em Jesus, mesmo sob perseguição.
Pedidos de oração
© 2024 Todos os direitos reservados