Bem vindo
Acesse sua conta ou registre-se gratuitamente.
Laos
Posição no ranking:28
Bandeira-Laos
Tipo de perseguição
Nacionalismo religioso, Opressão comunista e pós-comunista, Paranoia ditatorial, Opressão do clã
Pontuação na pesquisa
72
Religião
Budismo
Capital
Vientiane
População
7,8 MILHÕES
População cristã
219 MIL

Como é a perseguição aos cristãos no Laos? 

Cristãos no Laos enfrentam intensa perseguição sob um regime comunista autoritário e tradições étnicas fortemente enraizadas. O governo do Laos reconhece três igrejas: a evangélica, a Católica e a Adventista do Sétimo Dia. Outros grupos cristãos devem operar de forma não oficial. 

Mesmo entre os grupos aprovados, estima-se que 75% das congregações não tenham prédios permanentes, e batismos não podem ser realizados publicamente, especialmente em áreas rurais. Consequentemente, muitos cristãos são forçados a se reunir clandestinamente em igrejas domésticas consideradas ilegais. 

As autoridades consideram o cristianismo uma religião ocidental contrária aos ideais comunistas. A crescente dependência do Laos em relação à China reforçou seu compromisso com o comunismo, aumentando a vulnerabilidade dos cristãos. 

Em áreas rurais, práticas tradicionais – geralmente uma mistura de budismo e religiões populares – frequentemente se sobrepõem às leis nacionais. Cristãos enfrentam vigilância, discriminação e violência por parte de comunidades, líderes locais e famílias. 

Em muitos casos, os seguidores de Jesus são considerados como ofensores dos espíritos, e os perseguidores respondem destruindo suas plantações e expulsando-os da aldeia. O impedimento do sepultamento de entes queridos em cemitérios locais é um problema comum para cristãos, aumentando sua dor. 

Como as mulheres são perseguidas no Laos? 

As mulheres cristãs são vulneráveis a zombarias e exclusão social, estando as de origem muçulmana especialmente em risco. Em casa, podem ser agredidas fisicamente e deserdadas, e meninas podem enfrentar bullying na escola. O casamento infantil – ainda comum entre minorias – é outra ameaça. Quando homens cristãos são presos, as esposas assumem dívidas exorbitantes para garantir a libertação do marido e sustentar a família. 

Como os homens são perseguidos no Laos? 

Os líderes de igrejas no Laos, geralmente homens, são alvos frequentes de perseguição. Eles podem ser presos, multados, atacados violentamente e até mortos, o que desestabiliza famílias e igrejas. Homens também podem enfrentar discriminação no trabalho e no serviço militar, enquanto meninos podem ser vítimas de bullying

O que a Portas Abertas faz para ajudar os cristãos no Laos? 

A Portas Abertas apoia a Igreja Perseguida no Laos por meio de iniciativas que incluem treinamento de liderança, programas de discipulado e fornecimento de Bíblias e literatura cristã.   

Como posso ajudar os cristãos perseguidos no Laos?  

Além de orar por eles, você pode ajudar de forma prática doando para o projeto da Portas Abertas de apoio aos cristãos perseguidos que enfrentam maiores necessidades.

QUERO AJUDAR

Quem persegue os cristãos no Laos? 

O termo “tipo de perseguição” é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra os cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos no Laos são: opressão comunista e pós-comunista, opressão do clã, paranoia ditatorial e nacionalismo religioso

Já as “fontes de perseguição” são os condutores/executores de hostilidades, violentos ou não violentos, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo. 

Família no Laos caminha em frente a uma fonte

Pedidos de oração do Laos

  • Ore por proteção aos cristãos que se arriscam para se reunir secretamente em igrejas não registradas.  
  • Clame por provisão e paz aos cristãos convertidos que são expulsos de suas casas e aldeias. Peça que eles experimentem o cuidado paterno de Deus.  
  • Interceda por quebrantamento do coração dos líderes comunistas no Laos, para que respeitem a liberdade religiosa.  

Mais informações sobre o país