Bem vindo
Acesse sua conta ou registre-se gratuitamente.
Chade
Posição no ranking:48
Tipo de perseguição
Opressão islâmica, Paranoia ditatorial, Corrupção e crime organizado, Opressão do clã
Pontuação na pesquisa
66
Religião
Islamismo
Capital
N’Djamena
População
19,4 MILHÕES
População cristã
5,9 MILHÕES

Como é a perseguição aos cristãos no Chade?

No contexto instável e cada vez mais autoritário do Chade, cristãos – especialmente convertidos do islamismo e outras religiões africanas – enfrentam múltiplas formas de perseguição. Cristãos são submetidos a vigilância, assédio e repressão arbitrária. Conflitos no Sudoeste do país aumentaram as tensões intercomunitárias. A violência entre comunidades cristãs e não cristãs resultou em deslocamentos, destruição de propriedades e ciclos de retaliação. 

Grupos extremistas islâmicos, incluindo Boko Haram e Estado Islâmico da Província da África Ocidental (ISWAP, da sigla em inglês), permanecem ativos na região da Bacia do Lago Chade. Esses grupos continuam atacando vilarejos cristãos, queimando igrejas e sequestrando seguidores de Jesus, particularmente em zonas rurais com proteção estatal limitada. Suas ações contribuem para a insegurança e a polarização religiosa. 

Além disso, políticas autoritárias adicionam pressão, e fatores como corrupção e crime tornaram o Estado de direito menos confiável. Cristãos de origem muçulmana em regiões de maioria islâmica enfrentam ameaças, espancamentos e necessidade de ocultar a fé. Até mesmo o culto privado pode desencadear punição. 

Como as mulheres são perseguidas no Chade? 

Apesar de algum progresso, a violência de gênero e as normas sociais prejudiciais permanecem generalizadas no Chade. Mulheres e meninas cristãs são particularmente vulneráveis. Boko Haram e outros grupos violentos sequestraram, abusaram sexualmente e forçaram mulheres e meninas ao casamento, especialmente em áreas rurais e campos de deslocados internos. Convertidas do islã enfrentam pressão para renunciar à fé, muitas vezes sendo obrigadas a  casamento forçado, divórcio, perda da guarda dos filhos e violência. Muitas mulheres são colocadas em prisão domiciliar por sua família, o que restringe o acesso delas à comunidade cristã. Trauma, ostracismo social e pobreza aumentam sua vulnerabilidade. 

Como os homens são perseguidos no Chade? 

Homens e meninos cristãos no Chade enfrentam riscos severos, incluindo sequestro, conversão forçada e recrutamento pelo Boko Haram e outros grupos militantes. Essas perdas destroem economicamente as famílias, pois os homens são geralmente os provedores. Aqueles que permanecem enfrentam assédio no trabalho, negação de promoções e exclusão econômica, especialmente em cargos governamentais e militares, dominados por muçulmanos. No Sul, meninos podem ser submetidos a rituais de iniciação prejudiciais envolvendo açoites, queimaduras, humilhação sexual, drogas e enterros simulados. Convertidos correm risco de expulsão de suas casas e/ou comunidades, deserdamento e abuso, ficando vulneráveis à pobreza e ao isolamento social.

O que a Portas Abertas faz para ajudar os cristãos perseguidos no Chade?  

A Portas Abertas trabalha com igrejas locais no Chade para oferecer treinamento de preparação para perseguição e programas de geração de renda.

Como posso ajudar os cristãos perseguidos no Chade?  

Além de orar por eles, você pode ajudar de forma prática doando para o projeto da Portas Abertas de apoio aos cristãos perseguidos que enfrentam maiores necessidades.    

QUERO AJUDAR  

Quem persegue os cristãos no Chade? 

O termo “tipo de perseguição”  é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra os cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos no Chade são: opressão islâmica, paranoia ditatorial, opressão do clã e corrupção e crime organizado

Já as “fontes de perseguição” são os condutores/executores de hostilidades, violentos ou não violentos, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo.

Pessoas caminham em rua no Chade

Pedidos de oração do Chade

  • Cristãos que vivem onde extremistas islâmicos estão ativos podem ser alvo de violência. Ore para que Deus mude o coração desses militantes e para que seu povo seja protegido. 
  • Clame em favor dos cristãos que enfrentam forte pressão da família e da comunidade. Peça a Deus que dê esperança e paz a esses irmãos e irmãs. 
  • O Chade passa por instabilidades porque países vizinhos enfrentam crises de violência e deslocamento. Ore para que a igreja local permaneça forte e mostre a esperança de Cristo a toda a nação.

Mais informações sobre o país