Desde que manifestações ocorreram em todo o país contra o resultado das eleições presidenciais de agosto de 2020, o regime reagiu reprimindo todas as formas de oposição. Em 2022, o país continuou sua política severa, apoiado pela Rússia. Cristãos devem ser muito cuidadosos sobre o que falam e fazem. Nenhuma mudança a esse respeito é provável no futuro.
VYACHESLAV GONCHARENKO, PASTOR NA BIELORRÚSSIA
Houve aumento na pontuação de violência e pressão. A pressão subiu em quase todas as esferas da vida, exceto na família, e a violência contra os cristãos na Bielorrússia também aumentou.
O termo “tipo de perseguição” é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos na Bielorrússia são: paranoia ditatorial e protecionismo denominacional.
Já as “fontes de perseguição” são os condutores/executores das hostilidades, violentas ou não violentas, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo. As fontes de perseguição aos cristãos na Bielorrússia são: oficiais do governo e líderes religiosos cristãos.
Os níveis de pressão e violência exercido por oficiais do governo na Bielorrússia é igual em todo o país. A pressão da família, de amigos e da comunidade aos “convertidos denominacionais” – mudança de uma denominação para outra – é mais forte fora das áreas urbanas.
Meninas e mulheres cristãs são afetadas principalmente por meio do discurso de ódio, assédio e campanhas de difamação.
Homens são vistos como os principais provedores da família e isso coloca famílias cristãs em uma posição vulnerável se homens são alvos da perseguição do Estado. Homens cristãos são particularmente afetados por meio de multas, detenções, interrogatórios, prisões, discursos de ódio, assédios e campanhas de difamação.
Além de orar por eles, você pode ajudar de forma prática doando para os projetos da Portas Abertas de apoio aos cristãos perseguidos. Doando para esta campanha, sua ajuda vai para locais onde a perseguição é extrema e a necessidade é mais urgente.
© 2023 Todos os direitos reservados