Posição no ranking:
75
Desde que manifestações ocorreram em todo o país contra o resultado das eleições presidenciais de agosto de 2020, o regime reagiu reprimindo todas as formas de oposição. Em 2022, o país continuou sua política severa, apoiado pela Rússia. Cristãos devem ser muito cuidadosos sobre o que falam e fazem. Nenhuma mudança a esse respeito é provável no futuro.
VYACHESLAV GONCHARENKO, PASTOR NA BIELORRÚSSIA
Atualmente, não há pressões específicas de gênero registradas para cristãs no país. Na Bielorrússia, a violência doméstica é a forma mais comumente encontrada na violência com base em gênero. Há uma forte correlação entre incidentes de violência doméstica e a situação socioeconômica da família.
Mulheres na Bielorrússia enfrentam expectativas consideráveis para cuidar de crianças e idosos. Apesar de a Bielorrússia ter ratificado a estrutura legal internacional relacionada a igualdade de gênero, não há legislação específica voltada para o empoderamento e a igualdade feminina, e violência sexual e com base em gênero ainda é um risco significativo. Se a perseguição aumentar na Bielorrússia, as desigualdades de gênero listadas acima podem se tornar pontos significativos de preocupação.
As políticas repressivas das autoridades bielorrussas não mudaram nos últimos anos e uma atmosfera de medo continua prevalecendo no país. Desde 31 de janeiro de 2024, a Bielorrússia teve 1.429 prisioneiros políticos. As autoridades bielorrussas continuam perseguindo ativamente participantes dos protestos de 2020 e qualquer um que discordar das políticas estatais. Apesar de nenhuma perseguição religiosa específica de gênero contra homens cristãos ter sido reportada no período de pesquisa da Lista Mundial da Perseguição 2024, a situação política geral é frágil e apresenta questões potenciais para perseguição religiosa.
Além de orar por eles, você pode ajudar de forma prática doando para o projeto da Portas Abertas de apoio aos cristãos perseguidos que enfrentam maiores necessidades.
O termo “tipo de perseguição” é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos na Bielorrússia são: paranoia ditatorial e protecionismo denominacional.
Já as “fontes de perseguição” são os condutores/executores das hostilidades, violentas ou não violentas, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo. As fontes de perseguição aos cristãos na Bielorrússia são: oficiais do governo e líderes religiosos cristãos.
© 2024 Todos os direitos reservados