Israel

Posição no ranking:

78

Israel
  • Tipo de Perseguição Nacionalismo religioso
  • Pontuação na pesquisa
    44
  • ReligiãoJudaísmo
  • CapitalJerusalém
  • População9 MILHÕES
  • População cristã183 MIL

Doe agora!

R$

Como é a perseguição aos cristãos em Israel?

A maioria dos cristãos em Israel são árabes. Muitos deles declararam que se sentem como cidadãos de segunda classe em Israel, em partes porque são etnicamente árabes, e em parte porque são uma minoria religiosa em um Estado judeu. Eles também formam uma minoria religiosa dentro de uma minoria étnica: como cristãos árabes experimentam um sentimento de marginalização devido ao perceptível aumento na religiosidade entre árabes muçulmanos. Os cristãos estão localizados em poucos lugares restritos e desconectados em Israel e nos Territórios Palestinos (Nazaré, Belém e Gaza). Como diversas igrejas não estão alinhadas com as fronteiras modernas e zonas de demarcação atuais, cristãos palestinos que vivem nos Territórios Palestinos não podem ter livre acesso a elas, bem como a escolas e instituições cristãs em Israel. Na prática, o acesso de cristãos palestinos a Jerusalém, ao Mar da Galileia e a Nazaré geralmente é limitado a uma vez por ano. 

O vandalismo de prédios de igrejas tradicionais ocorre de tempos em tempos, mas durante o período de pesquisa da Lista Mundial da Perseguição 2024 (1 de outubro de 2022 a 30 de setembro de 2023), ataques a cemitérios, igrejas e propriedades de cristãos aumentaram consideravelmente. Um pequeno número de cristãos árabes pertencente a comunidades cristãs não tradicionais, que experimentam limitações por causa de sua comunidade religiosa, não é reconhecido oficialmente. Enquanto têm permissão para funcionar, diferente de comunidades religiosas reconhecidas, não podem administrar tribunais religiosos, o que os impede de realizar casamentos, divórcios e funerais de seus membros. Mas alguns membros de grupos não reconhecidos às vezes têm seus documentos pessoais, como licenças de casamento, processadas por autoridades de comunidades religiosas reconhecidas.  

Em uma área de judeus ultraortodoxos, manifestações foram realizadas em frente a um prédio onde cristãos se reúnem para adoração, às vezes levando a danos. Muitos judeus messiânicos que querem imigrar para Israel tiveram sua permissão de residência recusada, baseado em sua fé. Cristãos messiânicos são influenciados por grupos de igrejas não tradicionais e não são reconhecidos oficialmente pelo governo como “comunidades religiosas”, o que garante a eles menos direitos básicos em questões relacionadas a casamento, funeral e outras questões religiosas. 

Finalmente, há o pequeno grupo de convertidos de origem muçulmana ou drusa. De todos os grupos cristãos em Israel, eles geralmente enfrentam a maior pressão, primeiramente de suas famílias: em casos extremos, eles podem enfrentar reações violentas de membros da família. 

“Nós oramos por paz e justiça na Terra Santa.” 

CRISTÃO EM BELÉM

Como as mulheres são perseguidas em Israel?  

Mulheres cristãs de origem muçulmana ou judia tipicamente enfrentam as maiores dificuldades por sua fé, mas a “conversão” de uma denominação cristã para outra também é encarada com hostilidade. Em alguns casos, as famílias se conformam com escolha delas em mudar de religião, mas fazem com que as convertidas entendam que não têm permissão para falar abertamente sobre sua nova fé. Apesar de relativamente raro, outras são colocadas sob prisão domiciliar e proibidas de ter contato com outros cristãos. Mulheres são mais vulneráveis a essa pressão, por terem menor liberdade de movimento do que os homens. Normas culturais tradicionais também as colocam em papéis servis na estrutura familiar, sob a autoridade do homem. 

Como os homens são perseguidos em Israel?  

Meninos e homens cristãos experimentam uma perseguição religiosa baseada em gênero relativamente pequena. Como são mais expostos à esfera pública do que meninas e mulheres, eles são provavelmente mais afetados por pressão social ou perseguição física. Líderes de igrejas podem ser particularmente vulneráveis, em parte por serem identificados facilmente por suas roupas religiosas. Entretanto, ataques são raros, embora tenha havido um aumento no período de pesquisa da Lista Mundial da Perseguição 2024. 

Como posso ajudar os cristãos em Israel?  

Além de orar por eles, você pode ajudar de forma prática doando para o projeto da Portas Abertas de apoio aos cristãos perseguidos que enfrentam maiores necessidades. 

QUERO AJUDAR 

Quem persegue os cristãos em Israel?   

O termo “tipo de perseguição” é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos em Israel é: nacionalismo religioso.  

Já as “fontes de perseguição” são os condutores/executores das hostilidades, violentas ou não violentas, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo. As fontes de perseguição aos cristãos em Israel são: oficiais do governo, cidadãos e quadrilhas.  

 


Pedidos de oração de Israel 

  • Ore para que, apesar de serem marginalizados, os cristãos árabes saibam do seu valor em Deus. 
  • Peça para que cristãos palestinos que vivem nos Territórios Palestinos tenham livre acesso a igrejas, escolas e instituições em Israel. 
  • Interceda para que comunidades cristãs não reconhecidas tenham o direito de realizar casamentos e funerais. 

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco