área do parceiro
Posição no ranking:
69
Tanto o índice de pressão quanto o de violência aumentaram no país. A crescente divisão entre as duas comunidades ortodoxas na Ucrânia e as áreas controladas pela Rússia resultaram em um aumento no número de incidentes violentos.
O governo da Ucrânia impôs uma proibição total à Igreja Ortodoxa Russa (IOR) no país em setembro de 2024. Em contrapartida, nas áreas controladas pelo governo russo, as igrejas não pertencentes à IOR também sofreram restrições.
Keith Danie, pastor na Ucrânia
Nas regiões controlados pela Rússia, a Igreja Ortodoxa Russa (IOR) tem privilégios e todas as outras denominações estão sob restrições. Na Ucrânia Continental, a disputa entre as duas igrejas ortodoxas rivais levou a uma tensão: a Igreja Ortodoxa Ucraniana (IOU) cortou laços com Moscou em maio de 2022 em protesto à invasão russa, em 24 de fevereiro de 2022, enquanto o governo da Ucrânia impôs uma proibição total à IOR na Ucrânia Continental em setembro de 2024.
Além de orar por eles, você pode ajudar de forma prática doando para o projeto da Portas Abertas de apoio aos cristãos perseguidos que enfrentam maiores necessidades.
O termo “tipo de perseguição” é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos na Ucrânia são: paranoia ditatorial, protecionismo denominacional.
Já as “fontes de perseguição” são os condutores/executores das hostilidades, violentas ou não violentas, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo. As fontes de perseguição aos cristãos na Ucrânia são: oficiais do governo, líderes religiosos cristãos e grupos paramilitares.