A perseguição aos cristãos na América Latina

Confira em quais países latinos ser um seguidor de Jesus ainda é arriscado

Portas Abertas • 25 fev 2022


A Colômbia é o país que ocupa a posição mais alta entre os latinos na Lista Mundial da Perseguição 2022

A Colômbia é o país que ocupa a posição mais alta entre os latinos na Lista Mundial da Perseguição 2022

A cada ano, a perseguição cresce em todo o mundo. E isso não é diferente nos países da América Latina. Atualmente, de cada 15 cristãos latinos, um é perseguido. Na Lista Mundial da Perseguição (LMP) 2022 constam três países da região: Colômbia (30º), Cuba (37º) e México (43º). A Colômbia mantém a mesma posição que na LMP 2021, quando subiu no ranking. Desde 2015, o México tem marcado presença na LMP ininterruptamente. Já Cuba voltou ao Top50, onde não constava desde 2012.

Já na Lista de Países em Observação, que classifica países onde há perseguição, mas em um nível mais baixo, estão presentes outros quatro países da América Latina: Nicarágua, Venezuela, Honduras e El Salvador. Desses, todos aumentaram a pontuação quando comparado ao ano anterior.

A Venezuela foi o país que teve o maior aumento, 12 pontos em relação à LMP 2021. Esse aumento se deve ao crescimento da pressão em todas as esferas da vida e da violência, o que inclui mortes e prisões, além de muitos ataques a prédios de igrejas.

América Latina na LMP


A Lista Mundial da Perseguição é publicada anualmente desde 1993. E desde então, países latinos fazem parte da classificação. De 1993 a 1998, o Top50 contou com quatro países da região, sendo eles Colômbia, México, Cuba e Peru. Depois de 1998, o Peru saiu do ranking de perseguição e o número de países latinos na LMP passou a variar entre um e três.

A Lista de Países em Observação também teve uma diferenciação na quantidade de integrantes latinos. Cuba ficou entre os países em observação de 2013 até 2021. Já a Colômbia esteve em observação apenas entre 2009 e 2011. O México foi o país que mais transitou entre as duas listas.

A Bolívia esteve presente na Lista dos Países em Observação em 2015 e depois não se classificou mais. A partir de 2018, a lista de países latinos em observação só aumentou. Desde 2020, ela contém quatro países da América Latina. 

Socorra cristãos indígenas

A hostilidade contra cristãos também está ao nosso lado, em países como Colômbia, Cuba e México. Quando um indígena decide seguir a Jesus, torna-se um “traidor” para toda a comunidade. Por consequência, perde tanto o respeito das autoridades e vizinhos, como a moradia e os meios de sobrevivência. Com uma doação, você colabora para que os cristãos indígenas recebam socorro e consigam permanecer em Jesus.

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco