“Apesar dos riscos, eu permaneço comprometida”

Dina anseia pelo dia em que o evangelho alcançará todos os cantos do Afeganistão

Portas Abertas • 19 ago 2024


Dina se tornou seguidora de Jesus não apenas pelo que leu na Bíblia, mas também pelo comportamento do marido (foto representativa)

Dina se tornou seguidora de Jesus não apenas pelo que leu na Bíblia, mas também pelo comportamento do marido (foto representativa)

Dina (pseudônimo) é uma cristã que vive no Afeganistão. Junto com seus dois irmãos, ela foi levada para o que chama de “família iluminada”. Ela teve uma infância feliz, mas enquanto ainda era pequena, o pai foi morto em uma das guerras civis do Afeganistão, e a mãe precisou sustentar a família. Embora não ganhasse muito, ser professora permitiu que a mãe de Dina comprasse uma pequena casa, fazendo com que tivessem o suficiente para sobreviver. Dina contribuía com a renda da casa vendendo comida perto de uma escola toda manhã.    

Quando completou 18 anos, se casou. Foi por meio do marido que ela passou a seguir a Jesus. O que a convenceu a fazer isso não foi apenas o que leu na Bíblia, mas também o comportamento do marido. “O casamento trouxe alegria e desafios quando meu marido, um carpinteiro, compartilhou a história de Jesus comigo. Inicialmente, eu estava resistente, mas testemunhar a transformação dele e os ensinamentos sobre um viajante gentil abriu gradualmente meu coração ao cristianismo”, compartilha.   


O casal cresceu em fé e compartilhou a esperança encontrada na Bíblia com outros. Esse é um ato perigoso no Afeganistão, afinal, ser descoberto como cristão, ainda mais ao compartilhar a fé, pode torná-lo um alvo do Talibã e do entranhado sistema de clãs, que vê a conversão religiosa como uma traição a família, tribo e nação.   
 


“Como cristãos, fizemos discípulos e impactamos positivamente nossa comunidade”, explica Dina. Mas a fé da cristã passou por um teste difícil no dia em que seu marido e um amigo desapareceram e nunca mais voltaram. Após passar por isso, Dina vê como as raízes que se aprofundaram enquanto ela e o marido cresciam na fé frutificaram nesse tempo. Ela buscou forças em Jesus para não se desencorajar. “Os ensinamentos da Bíblia me trouxeram consolo, enfatizando a alegria de viver em Cristo. Apesar dos potenciais riscos, permaneço comprometida com minha fé, esperando pelo dia em que as boas-novas da palavra de Deus alcançarão cada canto do Afeganistão”, explica.
 


Bíblias para cristãos secretos afegãos


A Portas Abertas ajuda cristãos secretos ao redor do mundo a entender a esperança e as promessas da palavra de Deus. Uma doação garante Bíblias para cristãos afegãos, para que conheçam mais a Deus e tenham a fé fortalecida por meio das Escrituras.



Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2025 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco