Ataque a igreja na Indonésia completa um ano

O ataque foi um dos motivos que levaram a Indonésia a subir 19 posições na LMP 2022

| 28/03/2022 - 08:00

Há um ano, homens-bomba se detonaram neste local em uma igreja na Indonésia

Há um ano, homens-bomba se detonaram neste local em uma igreja na Indonésia


No dia 28 de março de 2021, os cristãos da cidade de Makassar, na Indonésia, foram surpreendidos por um ataque suicida a uma igreja. Era um domingo antes da Páscoa, em que diversas igrejas históricas celebram o Domingo de Ramos. Cerca de 20 pessoas ficaram feridas no ataque, que não deixou vítimas fatais além dos homens-bomba. O prédio da igreja foi danificado no incidente.

Hugo era segurança da igreja e havia saído apenas cinco minutos antes do ataque. Ele testemunha: “Ainda não consigo entender o fato de que ainda estou vivo hoje com minha família. Agradeço a Deus por sua proteção. Eu não estaria aqui se ele não me protegesse. Isso é um milagre!”

A Indonésia foi um dos países que mais subiu posições na Lista Mundial da Perseguição (LMP), indo do 47º lugar na LMP 2021 para o 28º na LMP 2022. Esse fator é explicado pelo aumento na pontuação da violência, impulsionado principalmente pelo ataque já citado e um outro em novembro de 2020.

A Indonésia, que se estende por mais de 17 mil ilhas, tem uma população 79,5% muçulmana. Há também milhões de ateus/agnósticos e seguidores de religiões étnicas, hinduísmo (principalmente em Bali), religião popular chinesa e budismo.

Enquanto o cristianismo se tornou uma religião importante no Leste da Indonésia, o islamismo tornou-se forte nas partes ocidental e central, especialmente na ilha mais populosa, Java. A vertente islâmica da Indonésia, chamada "Islã Nusantara", tem sido relativamente moderada e tolerante em relação a outras religiões.

No entanto, a violência contra os cristãos cresceu no país, que contabilizou 15 cristãos mortos por causa da fé, 16 igrejas e prédios cristãos atacados, 25 cristãos presos, 24 abusados física ou mentalmente e 55 forçados a deixar suas casas e fugir por razões relacionadas à fé, no período de pesquisa da LMP 2022 (1 de outubro de 2020 a 30 de setembro de 2021).

Conforme a Páscoa se aproxima, ore por nossos irmãos e irmãs na Indonésia, o país com a maior população islâmica do mundo. Clame para que o Senhor os guarde e que possam celebrar a Páscoa em segurança. Interceda para que tenham sabedoria e graça do Senhor para responder à perseguição em amor, sendo sal e luz para toda a nação.


Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Instagram

© 2021 Todos os direitos reservados

INÍCIO
LISTA MUNDIAL
DOE