Conheça algumas verdades sobre os cristãos no Afeganistão

Mesmo antes da atual tomada de poder pelo Talibã, a situação dos cristãos já era de extremo risco

Portas Abertas • 23 ago 2021


Estimados em um número na casa de milhares, cristãos no Afeganistão sempre estiveram vulneráveis à perseguição religiosa

Estimados em um número na casa de milhares, cristãos no Afeganistão sempre estiveram vulneráveis à perseguição religiosa

[Atualizado em 23 de dezembro de 2021]

A Portas Abertas estima que existam milhares de cristãos no Afeganistão, mas por razões de segurança não é possível publicar o número exato. Quanto à presença de missionários estrangeiros no país, a Portas Abertas não tem dados a esse respeito, visto que a organização não envia missionários. Nosso trabalho é focado no apoio aos cristãos locais em países onde há perseguição. Esse apoio é feito por meio de parceiros locais, sejam organizações, igrejas ou indivíduos.

No entanto, gostaríamos de esclarecer que a notícia que tem circulado nas redes sociais sobre 229 missionários cristãos terem sido condenados à morte por radicais islâmicos no Afeganistão é comprovadamente fake news. Esse tipo de notícia não deve ser compartilhado. É necessário checar as informações antes de repassar, pois informações falsas podem colocar a vida de pessoas em risco, ao invés de ajudar.

Todos os cristãos afegãos são convertidos do islamismo e não podem viver a fé abertamente. Deixar o islã é considerado ilegal e punível com a morte de acordo com a lei islâmica. Muitos convertidos cristãos enfrentam consequências terríveis se descobertos: ou precisam fugir do país ou serão mortos.

A família, clã ou tribo tem que “salvar sua honra” eliminando o cristão. Nem os grupos islâmicos radicais nem a família de um convertido mostram misericórdia a esse respeito. Como os convertidos são considerados loucos por deixar o islã, alguns podem acabar em um hospital psiquiatra.

Qual a situação dos cristãos no Afeganistão?


Por motivos de segurança, muitos pais são obrigados a esconder a fé dos filhos no Afeganistão


Cristãos ex-muçulmanos sempre precisam ser muito cuidadosos já que até mesmo a suspeita de terem se convertido pode levar a severas consequências como prisão e destruição de suas casas. As famílias muitas vezes escondem a fé até mesmo dos próprios filhos. Como eles nunca sabem ao certo quais membros do clã foram recrutados pelo Talibã, são muito cuidadosos quanto a quem confiar sobre sua fé.


Como o controle social é alto, para os cristãos no Afeganistão é difícil esconder a fé cristã por um longo período de tempo, principalmente se tiver filhos. Além disso, cristãos ex-muçulmanos ficam em um impasse, já que não querem enviar os filhos para madrassas (escolas islâmicas), mas não podem compartilhar a fé com os filhos também, afinal isso pode ser muito perigoso.

Quais as religiões existentes no Afeganistão?


Quase toda a população do Afeganistão segue o islamismo


Segundo o World Christian Database, mais de 99% da população do Afeganistão é muçulmana, dos quais a grande maioria é sunita. Quanto a outras religiões, há pequenos grupos de hindus, budistas e cristãos. Apesar de haver cristãos no Afeganistão, não existe registro de cristãos nativos de forma oficial no país, somente de militares internacionais, diplomatas e trabalhadores de ONGs. Os cristãos nativos, principalmente os ex-muçulmanos, se escondem ao máximo.


Qualquer ato de adoração pode colocar os cristãos em risco. Sendo assim, quando qualquer “alteração” religiosa é notada e relatada em alguma família, geralmente significa que ela precisará se mudar por conta da pressão da comunidade local e influência do Talibã ou do Estado Islâmico.


O que é o regime Talibã?


Após ser expulso há quase 20 anos, o Talibã retomou o governo no país


O Talibã é um grupo político que, com o objetivo de dominar o território do Afeganistão, usa estratégias de guerrilha e ataques de homens-bomba. No dia 15 de agosto de 2021, os jihadistas tomaram a capital do país, Cabul, quase 20 anos após serem expulsos por tropas norte-americanas.

Apesar da expulsão, o grupo se manteve ativo, principalmente no interior do Afeganistão e no Paquistão. O objetivo do Talibã é implantar a sharia (conjunto de leis islâmicas), que proíbe a influência da cultura ocidental e incentiva a jihad, que consiste na guerra santa contra não muçulmanos.

Situações verdadeiras que os cristãos no Afeganistão enfrentam

Apesar de se comprometer com alguns tratados internacionais de direitos humanos, mesmo antes da ascensão do Talibã, o Afeganistão já violava os direitos dos cristãos das seguintes formas:

  1. Cristãos ex-muçulmanos são mortos se tão somente houver suspeita de sua fé;
  2. Mulheres convertidas são casadas à força e obrigadas a renunciar as suas crenças;
  3. Afegãos são considerados muçulmanos e não estão autorizados a mudar de religião;
  4. Os cristãos não podem exibir quaisquer imagens ou símbolos religiosos;
  5. Filhos de cristãos ex-muçulmanos são forçados a aderir aos preceitos religiosos islâmicos e receber ensino islâmico.

Devido à volatilidade da situação no país e à situação de segurança cada vez pior, os pequenos grupos de cristãos no Afeganistão permanecem profundamente ocultos. Mesmo nos 20 anos em que tropas internacionais ocupavam o país, eles já eram afetados pela insegurança, sobretudo os que viviam em áreas controladas pelo Talibã. As dificuldades econômicas — situação agravada pela crise da COVID-19 — também os afetam.

Essas são as informações confiáveis que a Portas Abertas pode disponibilizar sobre nossos irmãos afegãos. Qualquer coisa além disso poderia colocar a segurança deles em risco. Com certeza, o que eles precisam nesse momento é de nossas orações. Por isso, ore pelo Afeganistão e fique atento para não repassar informações falsas.

Pedidos de oração

  • Ore por proteção para os cristãos afegãos. Clame para que Deus torne “os olhos cegos” e assim eles não sejam descobertos pelos extremistas. Peça também por provisão nesses tempos de crise política e econômica.
  • Interceda para que, apesar do isolamento, os cristãos afegãos sejam fortalecidos e encorajados na fé. Ore para que eles encontrem maneiras seguras de acessar a palavra de Deus e se comunicarem com outros cristãos.
  • Clame por aqueles que conseguiram fugir do país, tornando-se refugiados. Ore para que os países que os recebem ofereçam condições dignas para os refugiados.

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco