Os cristãos estão sendo caçados no Afeganistão?

Leia as respostas para as principais perguntas sobre os cristãos no Afeganistão

Portas Abertas • 5 set 2021


Nossas orações são fundamentais para que nossos irmãos e irmãs no Afeganistão se mantenham firmes na fé

Nossas orações são fundamentais para que nossos irmãos e irmãs no Afeganistão se mantenham firmes na fé

Nas últimas semanas, a Portas Abertas compartilhou informações sobre a situação dos cristãos no Afeganistão após a tomada de poder pelo grupo extremista Talibã. Com as lentes de um colaborador da organização na região podemos saber mais notícias sobre a situação do país, dos cristãos locais e como podemos continuar intercedendo por eles.  

 
Qual a situação atual do Afeganistão? 

A situação ainda é muito caótica — há muitas coisas acontecendo no país. Os membros do Talibã estão tentando estabelecer o governo. Algumas coisas são muito seguras, como todos os postos de controle, e há governadores locais instalados. Mas outras coisas são mais complicadas para o Talibã. Por exemplo, ele está no controle dos aeroportos de Cabul, mas, de acordo com a mídia, agora pediu ao governo turco para fornecer uma tripulação para controlar o aeroporto em seu nome. 

Algumas mulheres estão sendo sequestradas, tiradas de casa e forçadas a se casar, embora não saibamos o número exato. Sabemos por fontes locais e pela mídia que muitas mulheres não voltaram ao trabalho porque têm medo de serem punidas por isso mais tarde. Há muito medo. Não são só as garotas que estão em risco, mas os meninos também. Eles podem ser recrutados pelo Talibã. 


E os recentes bombardeios, os recentes ataques ao aeroporto? Veremos mais atos de terrorismo como esse nos próximos dias?
 

 
Esse bombardeio nos mostra que o Talibã não é o grupo mais extremista da região. O Estado Islâmico em Khorasan pode ser ainda mais extremo e ele não concorda em nada com o Talibã. Pode haver mais lutas e instabilidade. No geral, é o Talibã que tomou o controle do país, mas ainda pode haver conflitos com os outros grupos terroristas avançando. 

 
Como está a igreja e os cristãos secretos no país — eles estão realmente sendo caçados? Já houve casos de tortura de cristãos? 

 
Existem muitos rumores, mas nem todos são verdade. Olhando para os fatos, não há igreja oficial para os cristãos no país. O último prédio da igreja que havia lá foi destruído há 50 anos. 

 
O número de cristãos é bem pequeno e eles são definitivamente um alvo. Quando você recebe uma visita domiciliar, o Talibã quer ver se você é um bom muçulmano de acordo com o padrão deles do que é ser um bom muçulmano. Então, se você é cristão, você não é apenas um muçulmano ruim, você é um apóstata — e você será alvo. 

 
Muitas pessoas estão dizendo que nos últimos 20 anos, os cristãos estavam muito mais seguros, e a igreja realmente cresceu. A igreja pode ter crescido, mas tem pouco a ver com a segurança extra que as tropas ocidentais forneceram. A Lista Mundial da Perseguição (LMP) é a prova disso, porque o Afeganistão é o país número dois na LMP há anos.  

 
É verdade que os cristãos estão sendo evacuados para fora do país por ministérios internacionais? 

 
Todas as evacuações do governo pararam agora, mas essas evacuações privadas não são algo que podemos confirmar. Não podemos dizer se ou quantos cristãos foram capazes de sair. Claro, como todos os cidadãos, os cristãos têm medo. Eles podem querer ficar no Afeganistão por causa de suas crenças, mas podem querer ficar escondidos e servir a Jesus em segredo. Ou também pode ser que eles façam uma corrida para a fronteira, ou gostariam de escapar, mas não podem — todos esses cenários estão acontecendo. 

 
Como será o futuro para aqueles que fugiram do país? 

 
A vida para o refugiado é muito difícil. A maioria dos países ocidentais não quer receber refugiados, ou aceitam o menor número possível. As pessoas que fugiram terão que ir aos campos de refugiados em regiões próximas, embora esses países também não estejam felizes com eles. As circunstâncias nos campos de refugiados tendem a ser muito ruins. O inverno está chegando e também esfriará. 

 
A Portas Abertas trabalha com refugiados? 

 
Sim. Fazemos um trabalho de socorro entre os refugiados do Afeganistão por meio de nossos parceiros locais. Mas temos que ser muito cautelosos para proteger os parceiros com os quais trabalhamos, portanto, não podemos dar informações detalhadas sobre isso. 

 
Como podemos orar pelos cristãos no Afeganistão? 

 
Temos que clamar por sobrevivência e segurança. Além disso, orar para que eles confiem em Jesus e que sejam fiéis até o fim. Alguns temem que o fim chegue muito em breve e gostariam de permanecer fiéis nesse momento. Uma fonte local nos disse: “É só graças a vocês, as suas orações, que ainda estamos aqui. Se não fosse por suas orações, teríamos ido embora há muito tempo, porque a situação é muito difícil”. 

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco