Cristãos assassinados na República Democrática do Congo

Ao menos oito cristãos foram mortos pelos extremistas

Portas Abertas • 17 mai 2023


As autoridades ainda não se mobilizaram diante dos ataques

As autoridades ainda não se mobilizaram diante dos ataques

O grupo extremista Forças Aliadas Democráticas (ADF) atacou com brutalidade comunidades vulneráveis no Leste da República Democrática do Congo. Ao todo, foram três dias de ataques incessantes, entre 12 e 14 de maio. Além das mortes, a ADF queimou carros e motocicletas. Tudo aconteceu à luz do dia. Fontes locais disseram que começou pouco depois do meio-dia na última sexta-feira.

Ataques em série 

A última onda de ataques causou a morte de ao menos oito cristãos. Os primeiros vilarejos atacados ficam no território de Beni. Depois, os rebeldes atacaram comunidades no estado de Kovu do Norte. 

O pastor Bunvikane, da igreja 8e CEPAC, disse que, no sábado, 13 de maio, os militantes mataram três cristãos no vilarejo de Katongo. E, no domingo, de madrugada, incendiaram um carro que transportava peixe, em Katongo.

"Estão matando o povo de Deus"

O cristão Luc, que estava dirigindo, e o passageiro ficaram presos no veículo e morreram carbonizados. Luc era membro da igreja 8e CEPAC e deixa esposa e três filhos enlutados. 

"Luc estava no culto, no domingo, pouco antes de ir para a rodovia Kasindi-Beni. A ADF está matando o povo de Deus", diz o pastor Bunvikane. Parceiros locais da Portas Abertas disseram que os ataques aumentaram o medo dos cristãos e que a rodovia Kasindi-Beni está vazia. 

Autoridades inertes

Até agora, as autoridades locais não interviram. A Comunidade para o Desenvolvimento Sul-africano se comprometeu no começo do mês a enviar tropas para ajudar a República Democrática do Congo a restabelecer a paz na região, diante da intensa crise que o Leste do país enfrenta.

A situação começou a se normalizar ontem, 16 de maio. "Hoje, louvamos a Deus que é cheio de graça e nunca dorme, porque neste momento vemos cristãos voltando à rotina e aos cultos para adorar e ouvir a palavra de Deus", conclui o pastor Bunvikane.

Ajude cristãos perseguidos

Com uma doação, você permite que cristãos perseguidos recebam alimentos, água, Bíblias e outros itens de necessidade básica e mostra que eles não estão sozinhos. Ajude!

Pedidos de oração

  • Peça ao Senhor que o Espírito Santo console as famílias e comunidades traumatizadas pelos ataques.
  • Interceda pelas famílias enlutadas para que não falte consolo e sustento de que precisam.
  • Rogue para que os pastores e líderes no Leste da República Democrática do Congo tenham força e sabedoria para pastorear as igrejas.

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco