Duas igrejas na Nigéria são atacadas no final do culto

Atentado deixou três mortos, dois feridos e mais de 30 cristãos sequestrados

Portas Abertas • 20 jun 2022


Na Igreja St Moses, cristãos estavam terminando o culto quando o atirador entrou (foto representativa)

Na Igreja St Moses, cristãos estavam terminando o culto quando o atirador entrou (foto representativa)

No domingo, 19 de junho, um homem armado atacou as igrejas Maranatha Baptist e St Moses Church na Nigéria. O atentado deixou dois feridos, três mortos e mais de 30 cristãos foram sequestrados. Na igreja St Moses, cristãos estavam terminando o culto quando o atirador entrou. Os criminosos atravessaram as vilas em motocicletas, atirando para todos os lados. 


Ambas as igrejas ficam em Kajuru, no estado de Kaduna, uma região severamente afetada pela violência dos
extremistas fulanis. Não se sabe ao certo se os fulanis foram responsáveis por esse ataque, mas parceiros da Portas Abertas no campo acreditam que sim. 


Samuel Aruwan, comissário de Segurança e Assuntos Internos da Nigéria, confirmou o ataque: “Agências de segurança relataram ao governo do estado de Kaduna que bandidos atacaram cristãos e outros cidadãos em Kajuru. Notificaram três mortes e duas pessoas feridas. Os militantes saquearam lojas e levaram objetos de valor da aldeia”. Fontes no estado de Kaduna também confirmaram o sequestro de mais de 30 cristãos de duas igrejas locais.
 


O ataque foi mais impactante que o habitual porque teve um helicóptero envolvido. As vítimas acharam que homens armados estavam atacando pelo ar também. No entanto, Aruwan esclareceu que o helicóptero, na verdade, era da força aérea nacional em operação policial na área. O helicóptero interceptou os bandidos no último local do ataque, mas antes que as tropas chegassem ao chão os criminosos já haviam fugido. Os criminosos conseguiram saquear e queimar casas e propriedades.
 

Igreja sob ataque 


Antes desse, a Nigéria viveu ao menos dois grandes ataques em junho. Um deles aconteceu
no dia 5, com mais de 50 cristãos mortos no estado de Ondo e, no mesmo dia, outro ataque aconteceu no estado de Kaduna, em que um homem armado atacou duas igrejas e vilas, queimou a igreja Evangelical Church Winning All (ECWA) e matou ao menos 32 pessoas, seguindo um método que tem se repetido em outros ataques.   


Os ataques recorrentes prejudicam principalmente os cristãos e as comunidades rurais, pois geram medo de sequestro e abuso sexual, empobrecem a comunidade, geram muitos deslocados internos e, por fim, levam a população a deixar a área e tornar-se refugiada.
 

 


Reconstrução de igrejas na Nigéria 


Nos diversos ataques que cristãos têm vivido na Nigéria, as igrejas onde se reúnem ficam destruídas e o medo aumenta. Sua
doação ajuda a mudar essa realidade, auxiliando a restaurar a igreja e fortalecer a fé dos irmãos em Cristo, lembrando que eles não estão sozinhos. 

 


Pedidos de oração
 

  • Ore pelas famílias das vítimas. Que Deus conforte seus corações e seja seu refúgio nestes tempos incertos. 
  • Interceda pela comunidade que vive perto da região dos ataques. Que ela possa se apegar a Jesus e saber que ele nos conhece e está perto especialmente nas dificuldades. 
  • Peça a Deus que os irmãos e irmãs da Nigéria sejam luz e testemunhas do cuidado de Deus durante esse momento difícil. 
  • Rogue ao Senhor que os que estão sequestrados sejam libertos em breve e que durante o cativeiro continuem percebendo a presença de Deus em todos os momentos. 

 

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco