Portas Abertas • 24 ago 2020
Pessoas são socorridas após explosão de duas bombas em Jolo, nas Filipinas
[Atualizado em 26/08/2020 às 15h]
Hoje, duas explosões causaram a morte de pelo menos 10 pessoas em Jolo, Sul das Filipinas. A primeira bomba explodiu próximo ao Parque Plaza Rial, já a segunda estava em um espaço comercial, onde tinha pequenas empresas e lojas. As autoridades de segurança investigam se o artefato foi plantado no local ou foi causado pela ação de homens-bomba.
Segundo testemunhas, houve ameaças de ataques nos locais onde aconteceram as explosões. Por isso, as áreas tinham sido isoladas com barricadas e placas, proibindo o estacionamento de veículos. Mas, com o forte impacto da detonação das bombas, as áreas mais próximas foram danificadas e pessoas atingidas.
Há suspeita de que mais artefatos serão plantados no local, por isso, os policiais intensificaram a revista na região. Até agora, nenhum grupo extremista assumiu a responsabilidade do atentado, mas é possível que seja uma ação do grupo Abu Sayyaf, afiliado ao Estado Islâmico.
A Portas Abertas entrou em contato com um parceiro que esteve no local poucos minutos antes da primeira bomba explodir. Pela graça de Deus, ele e os familiares não foram atingidos. “Louvamos a Deus porque não há baixas entre as pessoas com quem trabalhamos”, comenta um porta-voz.
Por causa da constante violência na região, Jolo está em isolamento social. Os cidadãos não podem ir a nenhum lugar no momento, mesmo que existam ameaças de novos bombardeios, ainda nesta semana. A cidade de Zamboanga também ficou em estado de alerta após a ação dos extremistas.
Pedidos de oração