Hoje é o Dia Nacional da China

Entenda como as comemorações afetam os cristãos do país

Portas Abertas • 1 out 2021


O mês que antecede e a comemoração são preocupantes para os cristãos na China

O mês que antecede e a comemoração são preocupantes para os cristãos na China

Hoje, a China celebra o Dia Nacional. Há 72 anos, Mao Tsé-tung proclamou a República Popular da China. Nessa data começaram as principais transformações consequentes da implantação do comunismo no território. Um dos resultados foi a perseguição a crenças que pudessem contradizer as ordens dadas pelo Estado. 

 
Mas, ao longo dos anos, o mês que antecede a data é um momento difícil para os cristãos. Este ano é ainda mais difícil, porque o Partido Comunista da China comemorou o 100º aniversário em julho. O governo chinês é decidido a garantir a estabilidade na celebração do Dia Nacional todos os anos. Assim, as medidas de monitoramento sobre a sociedade são aplicadas. 

 
Nos últimos anos, as restrições religiosas têm sido reforçadas. Os cristãos que frequentam igrejas domésticas são ameaçados pelas autoridades do país. A partir de julho deste ano, mais pastores foram avisados para “se comportar” e “ficarem quietos”. As autoridades têm feito chamadas mais frequentes aos pastores para reiterar o limite de suas ações. Pastores “suspeitos” de realizar atividades na igreja são forçados a ter “reuniões” com funcionários do governo e autoridades.  

 
A situação é mais difícil na região politicamente sensível no Noroeste da China, onde os cristãos estão sendo monitorados desde julho. Muitos foram interrogados e alguns foram detidos pelas autoridades por alguns dias. Funcionários do governo os advertiram a informar caso saibam ou se encontrem com cristãos vindos de outros lugares. Assim, muitos cristãos suspenderam as reuniões secretas.  

 
Pedidos de oração 

  • Neste Dia Nacional da China, ore pelos líderes da nação, para que Cristo lhes dê sabedoria para governar o país visando o bem de toda a população. 
  • Clame para que os pastores tenham sabedoria divina para lidar com as autoridades locais e também coragem para continuar o ministério da igreja. 
  • Interceda pelos cristãos na China, para que continuem a testemunhar as boas obras do Senhor, mesmo diante da pressão das autoridades. 

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco