Igreja atacada e cristãos sequestrados em Camarões

Escola e hospital administrados pela igreja foram atingidos também

| 24/09/2022 - 08:00

Grupo separatista Ambazonia sequestrou nove cristãos e incendiou a igreja (foto representativa)

Grupo separatista Ambazonia sequestrou nove cristãos e incendiou a igreja (foto representativa)


Uma igreja foi atacada na cidade de Nchang, Sudoeste de Camarões. A região é próxima à fronteira com a Nigéria, onde os extremistas têm feito diversos ataques recentemente. Os relatos confirmaram que 30 homens armados invadiram a igreja na sexta-feira, 16 de setembro, atiraram para cima e incendiaram a igreja. Eles também raptaram cinco líderes da igreja e outros quatro cristãos.  


O grupo separatista Ambazonia se responsabilizou pela ação. Ele costuma atacar regiões onde há presença inglesa para destruí-la. Apesar da motivação do ataque ser político, a igreja enviou uma carta no domingo dizendo que desde o fortalecimento do grupo separatista em 2016, cristãos têm sido alvos de raptos, torturas e tiroteios.
 


A igreja disse que escolas, hospitais e outras instituições administradas por ela são atacadas com frequência. Um representante do Ambazonia disse que o grupo considera a escola um instrumento de manipulação da cultura inglesa em Camarões, por isso o ataque.  
 


Mobilizações
 


Outras igrejas se mobilizaram na região contra o fechamento das escolas e raptos do Ambazonia. Um dos representantes da comunidade cristã local disse: “As pessoas nos conhecem pela defesa da paz e da justiça. Não queremos nos envolver em conflitos políticos. A carta enviada é um pedido de oração. Lamentamos os sequestros e pedimos aos cristãos que orem pelos que foram raptados”. Além dos custos financeiros para reconstruir os edifícios, 750 mil pessoas estão deslocadas por causa dos conflitos internos no país.
 


O representante da Portas Abertas na África comentou: “Condenamos veementemente os ataques à
s instituições cristãs, sequestros e violência aos cristãos. Não podemos classificar a situação como perseguição aos cristãos, pois não é o foco dos separatistas, no entanto, não deixamos de preocuparmo-nos com os efeitos brutais que o conflito político tem trazido para a igreja e os ministérios cristãos”.


O governo mobilizou a defesa para o Norte do país, o que deixou o Oeste exposto aos
ataques do Boko Haram, extremistas religiosos cujo principal alvo são os cristãos. Moradores da região e grupos humanitários relatam que as ações do governo são ineficientes para protegê-los.  


Pedidos de oração
 

  • Ore para que os cristãos sequestrados estejam bem e sejam libertos em breve. 
  • Rogue ao Senhor que traga paz a Camarões e impeça o avanço da violência no país. 
  • Interceda pelas famílias e irmãos na fé que aguardam notícias dos familiares. Que o Santo Espírito console os corações e traga paz enquanto esperam.  
  • Peça ao Senhor que conceda sabedoria às autoridades nas decisões e estratégias para lidar com os conflitos.  

 


Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Facebook
Instagram
Twitter
YouTube

© 2023 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco