Igreja atacada e cristãos sequestrados em Camarões

Escola e hospital administrados pela igreja foram atingidos também

Portas Abertas • 24 set 2022


Grupo separatista Ambazonia sequestrou nove cristãos e incendiou a igreja (foto representativa)

Grupo separatista Ambazonia sequestrou nove cristãos e incendiou a igreja (foto representativa)

Uma igreja foi atacada na cidade de Nchang, Sudoeste de Camarões. A região é próxima à fronteira com a Nigéria, onde os extremistas têm feito diversos ataques recentemente. Os relatos confirmaram que 30 homens armados invadiram a igreja na sexta-feira, 16 de setembro, atiraram para cima e incendiaram a igreja. Eles também raptaram cinco líderes da igreja e outros quatro cristãos.  


O grupo separatista Ambazonia se responsabilizou pela ação. Ele costuma atacar regiões onde há presença inglesa para destruí-la. Apesar da motivação do ataque ser político, a igreja enviou uma carta no domingo dizendo que desde o fortalecimento do grupo separatista em 2016, cristãos têm sido alvos de raptos, torturas e tiroteios.
 


A igreja disse que escolas, hospitais e outras instituições administradas por ela são atacadas com frequência. Um representante do Ambazonia disse que o grupo considera a escola um instrumento de manipulação da cultura inglesa em Camarões, por isso o ataque.  
 


Mobilizações
 


Outras igrejas se mobilizaram na região contra o fechamento das escolas e raptos do Ambazonia. Um dos representantes da comunidade cristã local disse: “As pessoas nos conhecem pela defesa da paz e da justiça. Não queremos nos envolver em conflitos políticos. A carta enviada é um pedido de oração. Lamentamos os sequestros e pedimos aos cristãos que orem pelos que foram raptados”. Além dos custos financeiros para reconstruir os edifícios, 750 mil pessoas estão deslocadas por causa dos conflitos internos no país.
 


O representante da Portas Abertas na África comentou: “Condenamos veementemente os ataques à
s instituições cristãs, sequestros e violência aos cristãos. Não podemos classificar a situação como perseguição aos cristãos, pois não é o foco dos separatistas, no entanto, não deixamos de preocuparmo-nos com os efeitos brutais que o conflito político tem trazido para a igreja e os ministérios cristãos”.


O governo mobilizou a defesa para o Norte do país, o que deixou o Oeste exposto aos
ataques do Boko Haram, extremistas religiosos cujo principal alvo são os cristãos. Moradores da região e grupos humanitários relatam que as ações do governo são ineficientes para protegê-los.  


Pedidos de oração
 

  • Ore para que os cristãos sequestrados estejam bem e sejam libertos em breve. 
  • Rogue ao Senhor que traga paz a Camarões e impeça o avanço da violência no país. 
  • Interceda pelas famílias e irmãos na fé que aguardam notícias dos familiares. Que o Santo Espírito console os corações e traga paz enquanto esperam.  
  • Peça ao Senhor que conceda sabedoria às autoridades nas decisões e estratégias para lidar com os conflitos.  

 

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco