Independência de Mianmar: motivos para orar

País celebra 74 anos de independência, mas cristãos continuam vulneráveis

| 04/01/2022 - 16:30

Também conhecido como Birmânia, o país celebra a sua independência no dia 4 de janeiro, desde 1948.

Também conhecido como Birmânia, o país celebra a sua independência no dia 4 de janeiro, desde 1948.


Localizado no Sul da Ásia, Mianmar era uma colônia britânica pertencente ao território indiano. Também conhecido como Birmânia, o país celebra a sua independência no dia 4 de janeiro, desde 1948. Mianmar é palco do cenário de conflitos armados, que começaram no mesmo ano em que se tornou um país independente.
 
 

Em 2021, houve um golpe de Estado e o território passou a ser governado por militares. Desde a tomada de poder pelos militares em Mianmar, a situação dos seguidores de Jesus se agravou no país.  

Em Mianmar, o nacionalismo religioso é muito forte e impulsiona grande parte da perseguição aos seguidores de Jesus. Os cristãos ex-budistas enfrentam maior perseguição da família e da comunidade e são vistos como pessoas que abandonaram e traíram o sistema de crença em que cresceram. 
 

A maioria da população do país é budista, e as comunidades que pretendem permanecer budistas tornam a vida das famílias cristãs impossível por não permitirem que usem recursos da comunidade, como água. Os seguidores de Jesus não têm nem o direito de registrar os filhos como cristãos. Os recém-nascidos são automaticamente registrados como budistas e todos os cristãos ex-budistas são registrados como budistas.  

Neste dia em que Mianmar celebra 74 anos de independência, os cristãos continuam vulneráveis à perseguição por grupos insurgentes e pelo exército. Por isso, separamos cinco motivos de oração pelo país. 

  1. Devido ao cenário da guerra civil, existe a possibilidade de que uma guerra completa aconteça e, se isso acontecer, toda a comunicação dentro do país será extremamente difícil. Haverá aumento nos deslocamentos, escassez de alimentos e recursos. Ore para que os cristãos estejam prontos para essa situação.  
  2. Interceda pelos cristãos que vivem em campos de refugiados. Peça que Deus dê sabedoria e levante pessoas para criar projetos que promovam o desenvolvimento deles tanto social como espiritual. 
  3. Clame para que um novo governo seja levantado por Deus, que as autoridades tenham temor do Senhor e liderem visando o bem de toda a população. Que os militares e a resistência sejam alcançados pelo amor de Deus e tenham a vida mudada pelo Espírito Santo. 
  4. Ore pela segurança dos cristãos nas áreas de conflito e devastadas pela guerra. Clame para que a paz de Cristo esteja sobre o país e os conflitos cessem pelo bem de toda a população. 
  5. Peça para que as novas gerações encontrem esperança e força em Cristo. Clame por aqueles que ainda não conhecem a palavra de Deus no país, para que sejam impactados pelo amor de Jesus. 

Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Instagram

© 2021 Todos os direitos reservados

INÍCIO
LISTA MUNDIAL
DOE