Inimigos da igreja no Oeste Africano

Conheça os principais grupos extremistas que lutam para eliminar a presença cristã na região

Portas Abertas • 8 jun 2022


Cristãos continuam a frequentar igrejas mesmo destruídas por extremistas islâmicos

Cristãos continuam a frequentar igrejas mesmo destruídas por extremistas islâmicos

A violência contra os cristãos cresce anualmente em países como a Nigéria e outros do Oeste Africano. Os constantes ataques a igrejas e vilarejos cristãos resultam na morte de milhares de seguidores de Jesus. No período de pesquisa da Lista Mundial da Perseguição 2022  (1 de outubro de 2020 a 30 de setembro de 2021), 4.895 irmãos e irmãs perderam as vidas por causa da fé na região. 

A maior parte desses ataques foi planejada e executada por grupos extremistas como Estado Islâmico da Província da África Ocidental (ISWAP, da sigla em inglês), Boko Haram, e extremistas fulanis. Todos têm o objetivo de acabar com a presença cristã na região e agem de diversas formas para eliminar e expulsar os seguidores de Jesus do território.

Conheça os principais grupos armados que ameaçam o futuro da Igreja no Oeste Africano.

Estado Islâmico da Província da África Ocidental (ISWAP)

O grupo conhecido como ISWAP (da sigla em inglês) surgiu em 2015 e logo filiou-se ao Estado Islâmico (EI) que dominava o Iraque e a Síria em 2014. Com o objetivo de implantar um califado — reinado onde o califa é o representante mundial de Alá — os jihadistas costumam atacar vilas, igrejas e prédios cristãos, como hospitais e escolas, para eliminar a presença cristã no território. Leia o artigo na íntegra

Boko Haram

O grupo Boko Haram atua por meio de uma onda de bombardeios, assassinatos e sequestros. O nome real é Jamaatu Ahlis Sunna Liddaawati wal-Jihad, que em árabe significa “Pessoas Comprometidas em Propagar os Ensinamentos do Profeta e a Jihad”.

Os insurgentes têm o objetivo de derrubar o governo e criar um Estado islâmico, onde os muçulmanos estão proibidos de integrar qualquer atividade política ou social associada a países do Ocidente.

Extremistas fulanis

O grupo fulani é considerado uma das maiores comunidades nômades do mundo. Dentre eles há os extremistas, que atacam vilas cristãs tanto para eliminar a presença cristã como para tomar as propriedades dos seguidores de Jesus.

Os extremistas fulanis viajam quilômetros com seus rebanhos a procura de pasto. Eles estão sempre armados como forma de proteger seu gado, entretanto, atacam aldeias inteiras matando tanto homens, como mulheres e crianças.  

Ore pelo Oeste Africano

Diante dessas constantes ameaças, a Portas Abertas convida os cristãos brasileiros a intercederem e agirem em favor dos irmãos na fé da Nigéria e demais países do Oeste Africano no dia 12 de junho. Durante o Domingo da Igreja Perseguida (DIP) 2022, mais de 13 mil igrejas participarão do maior movimento nacional da oração pelos cristãos perseguidos. Faça parte do mover de Deus!


Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco