Liderança forte é sinônimo de igreja com futuro

Pastores e líderes cristãos recebem cuidado na Síria e no Iraque

| 29/09/2021 - 16:30

Líderes cristãos podem compartilhar as experiências e são ensinados a liderar como Jesus (foto representativa)

Líderes cristãos podem compartilhar as experiências e são ensinados a liderar como Jesus (foto representativa)


A invasão do Estado Islâmico na Síria e no Iraque causou traumas tanto nos cidadãos comuns, como nos líderes das igrejas locais. Diante da violência e da incerteza do futuro, muitos deles precisavam se mostrar fortes, mesmo que estejam desabando por dentro. “Eles queriam continuar servindo a comunidade, respondendo às necessidades físicas, lidando com a perda de pessoas e crianças traumatizadas. No entanto, viviam nas mesmas circunstâncias e, mais cedo ou mais tarde, os líderes da igreja seriam atingidos pelo cansaço”, revela Mourad*, líder da Portas Abertas no território.

Assim começou o trabalho de fortalecimento de líderes na região. Cerca de 20 pessoas são incentivadas a participar de programas de liderança transformadores, baseados no modelo usado por Jesus. O  grupo é composto por homens e mulheres, pastores e líderes de sete denominações.

De acordo com Alex*, outro colaborador local, a tarefa vai além de ensinar técnicas e desenvolver talentos. “É muito mais do que transferir conhecimentos ou habilidades. É sobre a importância da fé pessoal e do próprio caráter, identificando estilos de interação com a comunidade que lidera. É descobrir o que Deus planejou para você na vida. O método é aprender com a Bíblia e, a partir dela, contextualizar e aplicar os aprendizados”, explica.

Liderança eficaz

E os resultados desse trabalho impactam tanto o líder como a igreja que ele cuida. “As sessões aprofundaram o conceito de liderança e a importância dela na vida cristã, tendo Cristo como nosso maior exemplo. A maneira como lido com as pessoas é diferente e melhor agora e também me deu uma visão mais clara para treinar outros líderes e equipar as pessoas com os talentos certos”, testemunha um participante.

Com a chegada da pandemia de COVID-19, os encontros presenciais foram substituídos pelos virtuais. Mas nada disso impediu que os líderes cristãos fossem capacitados. “Agradeço por estar na presença de pessoas que carregam o mesmo fardo e que podemos compartilhar isso uns com os outros”, diz outro beneficiário do projeto.

Apesar de acreditar na importância do serviço aos cristãos locais, Mourad explica: “Os líderes sentem que precisam servir, servir, servir, mas espero que sintam que estão sendo cuidados e ouvidos. Nosso objetivo ao investir na liderança cristã é garantir o futuro da igreja no Oriente Médio”.

*Nomes alterados por segurança.

Assine a Revista Portas Abertas

Ao assinar a publicação mensal, você terá acesso a testemunhos de nossos irmãos e irmãs hostilizados por amor a Jesus e ficará por dentro das principais notícias da Igreja Perseguida. Além disso, o seu investimento será revertido para projetos de fortalecimento das comunidades cristãs. Assine agora e faça a diferença no mundo!


Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Instagram

© 2021 Todos os direitos reservados

INÍCIO
LISTA MUNDIAL
DOE