Portas Abertas • 16 set 2022
Pastores e líderes das áreas rurais participam de aulas bíblicas semanais
No dia 16 de setembro de 1810, o México conquistava a independência da Espanha. Apesar da autonomia política, muitos cristãos são vítimas da violência dos cartéis de drogas e perseguidos em vários estados do país.
Uma pesquisa realizada pela Portas Abertas recentemente mostrou que Chiapas é o estado com maior índice de perseguição religiosa no país, tanto em frequência de ataques quanto na quantidade de cristãos atacados por causa da fé. Os níveis de intolerância religiosa em Chiapas foram maiores em 13 dos 124 munícipios analisados: “Os dados coletados mostram casos de perseguição envolvendo homens e mulheres. Apesar de atingirem várias partes do estado de Chiapas, os municípios de Nueva Jerusalén e Tomasita reúnem a maioria dos casos”.
Para atender as necessidades de cristãos na região, no dia 30 de abril deste ano foi inaugurado o Centro de Treinamento Bíblico (CEB, na sigla em espanhol). O projeto foi idealizado por parceiros locais para que cristãos em Chiapas cresçam espiritualmente e recebam cuidado e ensino pastoral nas comunidades rurais, onde a violência e a falta de acesso à tecnologia dificulta o apoio aos cristãos.
O CEB fica em Comitán, Centro-Leste de Chiapas, próximo à fronteira com a Guatemala. O espaço usado para o treinamento é alugado e foi adaptado com salas de aula e outros recursos para facilitar o ensino bíblico. Os estudantes participam duas vezes por semana das aulas que duram quatro horas por dia, totalizando oito aulas ao mês.
Os professores vêm de diferentes comunidades e viajam semanalmente para dar as aulas. “Queremos que Comitán se torne a capital de treinamento bíblico para líderes cristãos em Chiapas”, disse uma parceira local.
A parceira acrescentou que “90% dos estudantes inscritos no CEB são pastores e líderes das igrejas locais. Queremos expandir o trabalho para que outros cristãos recebam treinamento e se tornem líderes preparados para fortalecer os cristãos perseguidos. Percebemos que nossos irmãos e irmãs na fé estão animados com o projeto e dedicados em aprender mais sobre Jesus. Nas áreas rurais, eles carecem desse apoio para caminhar com Cristo no dia a dia, encorajando-os a resistirem à perseguição”.
Pedidos de oração
© 2024 Todos os direitos reservados