Pastor é baleado e morto na Indonésia

| 17/10/2006 - 00:00


O secretário geral da Igreja Cristã de Sulawesi Central (GKST, sigla em indonésio), pastor Irianto Kongkoli, 40, foi baleado na manhã de ontem, em Palu, capital da província de Sulawesi Central. Ele teve morte instantânea causada por uma bala que atingiu a parte de trás de sua cabeça.

O incidente ocorreu em frente ao Hotel Sentosa, às 8h15. O pastor Irianto estava fazendo compras em uma loja de material de construção na Rua Wolter Monginsidi, quando aconteceu o disparo, segundo o que foi veiculado pela imprensa local.

O atirador ainda não foi identificado.

O pastor Irianto estava encarregado da GKST depois que o ex-presidente - reverendo Rinaldy Damanik - se demitiu do cargo. Ele sentiu "ter falhado em impedir a execução da pena de morte dos três cristãos de Poso".

O reverendo Damanik estava triste e abalado por esse acontecimento. "Precisamos de pressão internacional", disse ele a Portas Abertas.

Tensão elevada

O disparo que matou o pastor Irianto foi parte de uma série de incidentes religiosos que aconteceram depois da execução dos três cristãos, em 22 de setembro (leia aqui).

Antes disso, vários tumultos ocorreram em cidades de Nusa Tenggara e províncias de Sulawesi Central.

Milhares de cristãos fizeram manifestações e prédios do governo foram saqueados. Pelo menos cinco bombas explodiram em Poso, embora não tenha havido vítimas. Uma igreja foi queimada em uma cidade muçulmana e um cristão foi esfaqueado por um grupo de pessoas mascaradas.

A imprensa informou que a situação em Sulawesi Central estava mais calma devido ao deslocamento de mais 300 policiais para a região. Entretanto, esse último acontecimento deu início a novas tensões dos dois lados.

"Está na hora de as autoridades cumprirem seu trabalho de garantir a segurança aqui. A segurança nunca foi responsabilidade da igreja", afirmou o reverendo Damanik.

Pedidos de oração:

 Ore pela família do pastor Irianto, para que Deus fortaleça e conforte a viúva, a filha de 18 anos e o filho, de 16.

 Ore pelo reverendo Damanik, para que ele tenha sabedoria ao lidar com essa situação. Ore também pela constante proteção do Senhor, já que ele é uma figura cristã importante em Sulawesi Central.

 Ore pela situação de Sulawesi Central. Peça a Deus que os cristãos não reajam com ódio e cólera que podem levar a mais violência. Ore também para que as autoridades responsáveis consigam garantir a segurança na área.


Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Instagram

© 2021 Todos os direitos reservados

INÍCIO
LISTA MUNDIAL
DOE