Portas Abertas • 26 ago 2021
A população teme que falte recursos e água limpa no país, e os cidadãos contraiam doenças e infecções
Ontem, a Portas Abertas começou a apresentar perguntas e respostas sobre a situação do Afeganistão e dos seguidores de Jesus no país após a tomada de poder pelo Talibã. Hoje, você continuará a ler perguntas e respostas sobre a situação do país e poderá continuar a clamar pelos nossos irmãos e irmãs que enfrentam essa difícil crise.
Desde 2002 a Coreia do Norte ocupa a primeira posição na Lista Mundial da Perseguição (LMP), por ser o país mais fechado ao evangelho e mais perigoso para os cristãos. Ainda é muito cedo para dizer se o Afeganistão passará a ocupar essa posição na LMP 2022 e seguimos fazendo a pesquisa para a próxima edição da LMP em mais de 70 países. Estamos monitorando o Afeganistão de perto e a LMP 2022 sai em janeiro, quando poderemos dizer a posição do Afeganistão.
Eles estão decepcionados e se sentem abandonados por aqueles de quem esperavam proteção quando as coisas ficassem difíceis. As tropas estrangeiras partiram e o governo fugiu. Ao mesmo tempo, eles sabiam que esse dia chegaria. Nesse sentido, eles estavam preparados. Mas isso não torna a situação menos dolorosa.
Um dos nossos valores fundamentais é atender as necessidades da Igreja Perseguida. Isso significa que ouviremos a Igreja Perseguida e perguntaremos quais são suas necessidades. Literalmente, a única coisa que eles pedem atualmente é oração. Jesus é literalmente tudo o que eles têm. Os cristãos estão procurando maneiras de se manter em segurança e sobreviver. E estamos com eles nesse tempo de maior necessidade.
Claro, agora quase todos os moradores estão perguntando sobre rotas de fuga e possibilidades de realocação, não somente os cristãos. No entanto, com uma história de perseguição desde o dia em que a única igreja oficial já construída no Afeganistão foi destruída, há meio século, é correto entender que eles estão procurando maneiras de se proteger e proteger membros das comunidades, particularmente mulheres e crianças.
Segurança, comida, água limpa, cuidados médicos. Há muita violência no país, as cadeias de suprimentos quebraram e as clínicas pararam de funcionar. Ainda existe água limpa nas torneiras, e esperamos que continue assim. Se esse abastecimento de água for contaminado, isso pode levar a muitas doenças. Se os combates em larga escala acontecerem e as escolas e hospitais forem prejudicados, isso afetará as necessidades de saúde de milhões de pessoas e o acesso a medicamentos e profissionais.
Pedidos de oração
© 2024 Todos os direitos reservados