O Afeganistão pode se tornar o país mais perigoso para os cristãos?

Saiba como se sentem os cristãos após a tomada de poder pelo Talibã

| 26/08/2021 - 16:30

A população teme que falte recursos e água limpa no país, e os cidadãos contraiam doenças e infecções

A população teme que falte recursos e água limpa no país, e os cidadãos contraiam doenças e infecções


Ontem, a Portas Abertas começou a apresentar perguntas e respostas sobre a situação do Afeganistão e dos seguidores de Jesus no país após a tomada de poder pelo Talibã. Hoje, você continuará a ler perguntas e respostas sobre a situação do país e poderá continuar a clamar pelos nossos irmãos e irmãs que enfrentam essa difícil crise. 

 
O Afeganistão pode se tornar o país mais perigoso para os cristãos? 

Desde 2002 a Coreia do Norte ocupa a primeira posição na Lista Mundial da Perseguição (LMP), por ser o país mais fechado ao evangelho e mais perigoso para os cristãos. Ainda é muito cedo para dizer se o Afeganistão passará a ocupar essa posição na LMP 2022 e seguimos fazendo a pesquisa para a próxima edição da LMP em mais de 70 países. Estamos monitorando o Afeganistão de perto e a LMP 2022 sai em janeiro, quando poderemos dizer a posição do Afeganistão. 

 
Como os cristãos se sentem sobre a tomada do Talibã? 

Eles estão decepcionados e se sentem abandonados por aqueles de quem esperavam proteção quando as coisas ficassem difíceis. As tropas estrangeiras partiram e o governo fugiu. Ao mesmo tempo, eles sabiam que esse dia chegaria. Nesse sentido, eles estavam preparados. Mas isso não torna a situação menos dolorosa. 

 
O que a Portas Abertas faz para ajudar os cristãos? 

Um dos nossos valores fundamentais é atender as necessidades da Igreja Perseguida. Isso significa que ouviremos a Igreja Perseguida e perguntaremos quais são suas necessidades. Literalmente, a única coisa que eles pedem atualmente é oração. Jesus é literalmente tudo o que eles têm. Os cristãos estão procurando maneiras de se manter em segurança e sobreviver. E estamos com eles nesse tempo de maior necessidade.  

 
Eles não estão pedindo rotas de fuga, passagem para segurança e asilo?  

Claro, agora quase todos os moradores estão perguntando sobre rotas de fuga e possibilidades de realocação, não somente os cristãos. No entanto, com uma história de perseguição desde o dia em que a única igreja oficial já construída no Afeganistão foi destruída, há meio século, é correto entender que eles estão procurando maneiras de se proteger e proteger membros das comunidades, particularmente mulheres e crianças. 

 
Quais as necessidades básicas dos cristãos no Afeganistão? 

Segurança, comida, água limpa, cuidados médicos. Há muita violência no país, as cadeias de suprimentos quebraram e as clínicas pararam de funcionar. Ainda existe água limpa nas torneiras, e esperamos que continue assim. Se esse abastecimento de água for contaminado, isso pode levar a muitas doenças. Se os combates em larga escala acontecerem e as escolas e hospitais forem prejudicados, isso afetará as necessidades de saúde de milhões de pessoas e o acesso a medicamentos e profissionais. 

 
Pedidos de oração 

  • Ore para que a água limpa continue a correr nas torneiras. Se as unidades de limpeza de água forem contaminadas nas cidades, haverá doenças generalizadas. 
  • Clame para que a comida seja acessível. As pessoas estão lutando porque as cadeias de suprimentos quebraram. No entanto, as cadeias de suprimentos são lentamente reiniciadas, mas a inflação e o acesso estão se tornando um problema. “O Talibã primeiro alimentará seus soldados e depois nós”, diz um local. 
  • Interceda para que Deus forneça trabalho para os trabalhadores que estão atualmente sem renda. 
  • Peça para que os cristãos recebam os cuidados pastorais de que precisam. 

Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Instagram

© 2021 Todos os direitos reservados

INÍCIO
LISTA MUNDIAL
DOE