Pastor cego e órfão morre no Vietnã

O pastor Nam serviu a Deus fielmente até o último dia de vida

| 14/02/2023 - 08:00

Parceiros locais da Portas Abertas estão ajudando a família do pastor

Parceiros locais da Portas Abertas estão ajudando a família do pastor


Um culto estava agendado na casa do pastor Nam* para celebrar o Tet Holiday (feriado de Ano Novo do Vietnã) quando a notícia de que ele havia falecido chegou. O cristão de 68 anos não resistiu a um AVC no dia 30 de janeiro deste ano, mas serviu a Deus até o último dia de vida. 


Nam nasceu cego e se tornou órfão no início da adolescência. Ele foi acolhido por missionários ainda jovem. Por meio deles, conheceu o evangelho e se tornou um cristão. Graças ao apoio dos missionários, Nam também frequentou a escola e acampamentos cristãos, onde aprendeu a falar inglês. 
 


Um cristão tribal
 


O pastor pertencia à tribo Hre, uma comunidade do Centro do Vietnã. Como um
cristão tribal, Nam enfrentou grande perseguição e desafios. Diversos direitos foram tomados dele e os vizinhos o humilhavam com frequência. Ele recebeu ameaças e ataques, mas permaneceu inabalável.  


A deficiência visual não o impediu de servir a Deus. Além de pastorear uma igreja local, o pastor realizava estudos bíblicos semanalmente em casa. 
 


“Ele não deixava de pregar a palavra de Deus semana após semana. O pastor Nam também nos ajudou a traduzir a Bíblia para a língua hre. Ele serviu a Deus fielmente até o último suspiro”, conta Athan*, um parceiro local da Portas Abertas no Vietnã. 
 


A despedida
 


O pastor Nam deixou a esposa, mais velha que ele. Eles viviam sozinhos desde que os filhos se casaram e formaram as próprias famílias. Mesmo em idade avançada, ela continua trabalhando na roça, pois os filhos, que também enfrentam dificuldades financeiras, não conseguem ajudar a mãe. Agora sem o marido, a situação dela ficou mais difícil. 
 


O funeral e o sepultamento do pastor Nam foi conduzido pela esposa com a ajuda da família e amigos. Parceiros locais da Portas Abertas no país também prestaram assistência financeira e estão realizando visitas semanais durante o período de luto. 
 


*Nomes alterados por segurança
 


Pedidos de oração
 

  • Peça ao Senhor que console e traga paz para a família do pastor Nam. 
  • Interceda pela igreja que Nam pastoreava e pela esposa que dependia muito do pastor.  
  • Ore para que os parceiros locais possam prestar toda a assistência de que a igreja e a família precisem.  
  • Peça a Deus que desperte novos pastores e líderes para cuidar dos cristãos perseguidos no Vietnã. 

Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Facebook
Instagram
Twitter
YouTube

© 2023 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco