Pastor sai da prisão no Irã

O pastor Matthias já saiu e voltou para a prisão diversas vezes desde 2006

Portas Abertas • 1 jan 2025


Apesar de ser liberto, a esposa e membros da igreja de Matthias foram acusados no Irã (foto: Article 18)

Apesar de ser liberto, a esposa e membros da igreja de Matthias foram acusados no Irã (foto: Article 18)

O pastor iraniano Abdolreza Ali-Haghnejad, conhecido como Matthias, já saiu e voltou para a prisão diversas vezes desde 2006. Recentemente, ele foi liberto da longa sentença que estava cumprindo por conta da fé e práticas cristãs no Irã. 


No final de dezembro, Matthias celebrou seu 51º aniversário, enquanto ainda estava cumprindo uma sentença de seis anos de prisão por “propagar o cristianismo”. Ele havia ficado duas semanas fora da prisão em janeiro de 2022, como absolvição da condenação que recebeu em 2014, mas ela foi anulada apenas duas semanas após ter sido liberto por uma sentença separada de cinco anos por acusações semelhantes.
 


Matthias estava
cumprindo sua última sentença a 1.600 quilômetros de sua esposa e filha em Anzali, no Norte do Irã, tendo sido transferido para a prisão de Minab, no extremo Sul, no verão de 2023. 


Pressão crescente


Em janeiro de 2024, Matthias foi informado de que poderia visitar sua família mensalmente pelo restante de sua sentença, mas, em abril, após apenas alguns dias de sua última visita domiciliar, o líder cristão foi chamado inesperadamente e ordenado a retornar à prisão, onde foi informado de que sua chamada “sentença aberta” não se aplicaria mais a ele.
 


O caso de Matthias mostra como a pressão sobre os cristãos iranianos pode continuar por anos após sua primeira prisão e até mesmo, no caso dele, após duas absolvições! E mesmo enquanto Matthias celebra sua última libertação, outro caso judicial paira sobre ele, assim como sobre sua esposa, filha e outros nove membros da igreja.
 


Após sua
prisão em uma celebração de Natal, em dezembro de 2022, quando Matthias estava em uma curta licença da prisão, ele, a família e a igreja foram acusados de ameaçar a segurança no Irã por celebrarem o Natal. O cristianismo é visto como uma grande ameaça ao regime iraniano, no país que ocupa a 7ª posição na Lista Mundial da Perseguição 2024. 


Apoie cristãos presos 

Com frequência, cristãos são condenados a longas sentenças de prisão como a de Matthias. Eles precisam de apoio para lutar na justiça por sua liberdade religiosa. Faça uma doação e permita que cristãos presos recebam o apoio legal de que precisam no Oriente Médio.   

 

Pedidos de oração 

  • Agradeça a Deus pela libertação de Matthias mais uma vez.  
  • Interceda pela esposa, a filha e os membros da igreja de Matthias enquanto aguardam a sentença no Irã.  
  • Peça a Deus que as prisões não desencorajem os cristãos iranianos a anunciarem as boas-novas. 


Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2025 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco