Primeiro-ministro assume a presidência do Sri Lanka

Eleição para substituir o ex-presidente Gotabaya aconteceu no dia 20 de julho

Portas Abertas • 21 jul 2022


Ranil precisa enfrentar a crise política e econômica que tem afetado cristãos e parceiros locais no Sri Lanka

Ranil precisa enfrentar a crise política e econômica que tem afetado cristãos e parceiros locais no Sri Lanka

Ontem, 20 de julho, o parlamento do Sri Lanka concluiu a eleição e escolheu Ranil Wickremesinghe como o novo presidente. O ex-primeiro ministro substituirá o ex-presidente Gotabaya Rajapaksa, que renunciou ao cargo depois de fugir do país em 14 de julho. Ranil cumprirá o restante do mandato de Gotabaya até novembro de 2024, quando o país passará por novas eleições. 


Ranil Wickremesinghe
é conhecido pelo relacionamento amigável com a família Rajapaksa, que governou o país por muitos anos. Apesar da população protestar por uma reforma política profunda, a escolha de Ranil parece manter a velha política. Por consequência, houve alguns protestos pacíficos na capital Colombo, mas a maioria da população pareceu aceitar a escolha do parlamento. 


Poucos dias antes da eleição, o
Sri Lanka ainda estava em estado de emergência. O país ficou desgastado com os lockdowns e os protestos violentos. Sem os setores socioeconômicos funcionando, especialmente o de combustíveis, a economia permanece instável e prejudicada. Depois da eleição de Ranil, a situação política no Sri Lanka teve uma pequena melhora e parece caminhar para a estabilidade política e econômica em breve. 


Tanto durante o período crítico dos protestos, quanto nesse momento de transição, os parceiros locais da Portas Abertas têm acompanhado os desafios dos cristãos perseguidos no país. A principal necessidade é a alimentação, já que os empregos e a renda ficaram instáveis com os lockdowns. Os treinamentos bíblicos de jovens têm um papel importante no fortalecimento da igreja cingalesa.
 


Pedidos de oração
 

  • Ore para que a lei e a ordem sejam restauradas no Sri Lanka e o novo governo tenha o compromisso com a justiça e bem-estar de toda a população. 
  • Interceda para que os parceiros no campo líderes das igrejas continuem o trabalho e tenham sabedoria ao orientar outros cidadãos.  
  • Peça que os cristãos no Sri Lanka encontrem paz e segurança em Jesus e sejam supridos em todas as necessidades.  

 

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco