Sri Lanka

Posição no ranking:

58

Sri Lanka
  • Tipo de Perseguição Nacionalismo religioso, paranoia ditatorial
  • Pontuação na pesquisa
    60
  • ReligiãoBudismo
  • CapitalColombo
  • População21 MILHÕES
  • População cristã1,9 MILHÃO

Doe agora!

R$

*Informações referentes à Lista Mundial da Perseguição 2023. Em breve este perfil será atualizado.

Como é a perseguição aos cristãos no Sri Lanka?  

Os cristãos de origem budista ou hindu enfrentam perseguição de forma mais forte. Eles estão sujeitos a assédio, discriminação e marginalização por parte da família e da comunidade. Eles são pressionados a negar o cristianismo, pois a conversão é considerada traição, pois é esperado que todos os cingaleses (povo majoritário no Sri Lanka) sejam budistas.  

Da mesma forma, dentro da população minoritária tâmil no Nordeste, espera-se que todos sejam hindus, exceto aqueles pertencentes a comunidades cristãs históricas. A minoria cristã histórica é parcialmente tolerada, mas os convertidos do budismo ou hinduísmo não. 

Além disso, as igrejas não tradicionais são frequentemente visadas pela comunidade local, vigiadas e perturbadas por monges budistas e autoridades locais. Elas são obrigadas a fechar seus prédios de igrejas, considerados ilegais. Essa oposição das autoridades acaba, inúmeras vezes, com multidões protestando e atacando igrejas, especialmente nas áreas rurais. 

Relatos de tais incidentes vêm de toda a ilha. Esse padrão de perseguição antigo foi quebrado quando, no Domingo de Páscoa de 2019, houve grandes ataques realizados por um grupo islâmico radical pouco conhecido. Os ataques suicidas atingiram três igrejas cristãs e três hotéis internacionais, causando a morte de 259 pessoas, a maioria cristãos. 

O processo de investigação lento e cheio de disputa de poder sobre a responsabilidade pelos ataques da Páscoa de 2019 está prejudicando novamente a minoria cristã, especialmente os parentes das vítimas. Um julgamento contra alguns dos responsáveis começou em novembro de 2021. Em janeiro de 2023, a Suprema Corte deteve o antigo presidente, Maithripala Sirisena, e altos oficiais de segurança responsáveis e exigiu que eles pagassem uma compensação ao caso civil apresentado pelas famílias das vítimas do ataque em 2019. 

Com o retorno da família Rajapaksa ao poder e uma crise econômica causada pela pandemia de COVID-19, a paranoia ditatorial e a supremacia budista provavelmente se fortalecerão novamente. A devastadora situação econômica e social levou a um movimento de oposição pública envolvendo todas as camadas da sociedade, incluindo as minorias étnicas e religiosas. Até agora, parece que a agitação política não resultou em nenhuma mudança na situação da perseguição para os cristãos. 

“Eu quero testificar sobre o que aconteceu conosco e também sobre quem Jesus é.”

REBEKAH (PSEUDÔNIMO), CRISTÃ SOBREVIVENTE DO ATAQUE DE PÁSCOA NO SRI LANKA

Como as mulheres são perseguidas no Sri Lanka? 

Embora o Sri Lanka tenha tomado medidas positivas recentes para abordar a proteção das mulheres (como a criação de um serviço para pessoas desaparecidas e um serviço de reparações), o risco de violência sexual continua alto e os agressores frequentemente ficam impunes. 

A agressão sexual é uma arma usada contra todas as mulheres, independentemente da religião. Uma mulher cristã, no entanto, é duplamente vulnerável por causa de sua fé. Quando mulheres e meninas cristãs são submetidas a esse tipo de perseguição, suas famílias ficam mais relutantes em permitir que elas saiam para qualquer atividade relacionada à igreja novamente. 

Nos últimos anos, houve poucos casos de abuso sexual relatados, mas o assédio sexual continua sendo um problema contínuo. Um especialista do país resume: “Se há algum tipo de agressão sexual devido à fé, na maioria das vezes é considerado uma vergonha para toda a família. Isso também afeta suas perspectivas de casamento”. Isso significa que, embora a agressão sexual continue sendo um problema, esses casos raramente são relatados. 

As mulheres convertidas também correm o risco de ter o acesso a materiais e ensinamentos religiosos cristãos negado e podem ser proibidas de participar das igrejas que são uma fonte de comunidade e comunhão, bem como do ensino cristão. Uma das formas mais comuns de perseguição que afeta as mulheres convertidas ao cristianismo é o isolamento e/ou prisão domiciliar. Mulheres e meninas são particularmente vulneráveis na sociedade patriarcal do Sri Lanka. 

Como resultado, as mulheres convertidas, mais do que os homens novos convertidos, acham difícil seguir a fé e superar o assédio verbal que recebem de suas famílias e comunidades. Em raras ocasiões, os maridos podem até pedir o divórcio devido à conversão.  

Como os homens são perseguidos no Sri Lanka? 

Os líderes cristãos muitas vezes sofrem o peso dos ataques contra uma igreja. Como os homens geralmente estão à frente, eles são mais frequentemente vítimas de ataques físicos e ameaças (embora o Sri Lanka tenha um número comparativamente alto de líderes de igrejas mulheres). Pastores e líderes cristãos (e seus familiares) que têm um ministério ou igreja em áreas dominadas por cingaleses são frequentemente visados e assediados por monges budistas e aldeões por motivos relacionados à fé. 

Pastores têm sido alvos e intimidados em suas casas e comunidades. A sociedade no Sri Lanka é patriarcal e dominada por homens. Como tal, quando um homem é agredido fisicamente, também cria-se um sentimento de vergonha na família em comunidades rurais.  

Eles também podem ser alvo das autoridades. Um pastor compartilha: “Pastores em [algumas] áreas não recebem dos oficiais do governo a escritura do terreno onde vivem para garantir que não construam igrejas. [...] Os pastores também enfrentam desafios ao tentar obter a aprovação dos planos de construção de suas casas pelo serviço responsável do governo. As autoridades ficam relutantes em aprovar os planos e muitas vezes suspeitam de pastores tentarem construir uma igreja”. 

A perseguição a homens e meninos afeta particularmente o sustento das famílias cristãs. Especialmente nas comunidades rurais, os homens são os provedores financeiros da família, então perder o emprego ou o sustento afeta financeiramente toda a família e cria medo.  

Os homens, de modo especial, sofrem assédio verbal no local de trabalho. Os relatórios indicam que comércios de seguidores de Jesus foram danificados e homens cristãos tiveram empregos negados.  

Como posso ajudar os cristãos perseguidos no Sri Lanka?  

Além de orar por eles, você pode ajudar de forma prática doando para os projetos da Portas Abertas de apoio aos cristãos perseguidos. Doando para esta campanha, sua ajuda vai para locais onde a perseguição é extrema e a necessidade é mais urgente.  

QUERO AJUDAR 

Quem persegue os cristãos no Sri Lanka? 

O termo “tipo de perseguição” é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos no Sri Lanka são: nacionalismo religioso e paranoia ditatorial.  

Já as “fontes de perseguição” são os condutores/executores das hostilidades, violentas ou não violentas, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo. As fontes de perseguição aos cristãos no Sri Lanka são: cidadãos e quadrilhas, parentes, oficiais do governo, líderes religiosos não cristãos, grupos religiosos violentos e partidos políticos.

Pedidos de oração do Sri Lanka

  • Clame pelos cristãos de origem budista ou hindu, que enfrentam a perseguição de forma mais forte no Sri Lanka.  

  • Ore pelos cristãos sujeitos a assédio, discriminação e marginalização por parte da família e da comunidade.  

  • Interceda por aqueles que são pressionados a negar o cristianismo, pois a conversão é considerada traição e espera-se que sejam budistas. 

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco