Qual é o Dia do Teólogo?

Na data comemorada hoje, veja como a teologia pode beneficiar a Igreja Perseguida

No dia 30 de novembro é celebrado o Dia do Teólogo. O profissional é a pessoa que estuda a Bíblia e demais livros relacionados a ela para entender os atributos divinos e as relações de Deus com os homens e a natureza. O teólogo atua em ONGs, igrejas, escolas e seminários.

Com o estudo da teologia, os líderes cristãos aprendem mais sobre Deus e como as passagens bíblicas podem ser aplicadas no contexto vivenciado pela igreja. É importante que os cristãos em situações de perseguição defendam a fé. A falta desse conhecimento pode fazer com que heresias e inverdades sejam disseminadas erroneamente, levando as comunidades a situações de maior vulnerabilidade. A teologia é dividida em três segmentos:

O que é teologia bíblica?

A teologia bíblica estuda a palavra de Deus e os contextos históricos e cronológicos para apreender, de forma correta, a mensagem que Deus deseja transmitir em cada livro bíblico.

O que é teologia histórica?

A teologia histórica estuda como foi o desenvolvimento da doutrina cristã e a maneira que os cristãos foram entendendo Deus, além das ações em vários períodos da história da humanidade.

O que é teologia sistemática?

A teologia sistemática estuda a Bíblia de maneira organizada, com o objetivo de entender a relação entre os 66 livros inspirados por Deus, e o que ela diz sobre um determinado tema.

A Portas Abertas acredita que o estudo bíblico é uma das maneiras de fortalecer os cristãos perseguidos em todo mundo, por isso incentivamos essa prática. Por meio de parceiros locais, a Portas Abertas promove a distribuição de Bíblias e demais literaturas cristãs, além de organizar atividades de discipulado para famílias em mais de 60 países. Milhares de líderes são treinados e preparados para responder às situações de perseguição.

Como preparar cristãos perseguidos?

Em muitos países os cristãos têm enfrentado a perseguição vinda de extremistas, precisando ser fortalecidos teologicamente. No Irã, pais cristãos têm o desafio de transmitir os valores bíblicos aos filhos. Por isso, oferecemos treinamento bíblico para que eles tenham uma base teológica sólida, aliada à vivência cristã, para transmitir a fé aos filhos. Apoie esses pais pois, com seu envolvimento, eles podem preparar e edificar as próximas gerações da Igreja Perseguida. 

Pedidos de oração