Portas Abertas • 30 dez 2022
Entre lutos, lutas e milagres, até aqui nos ajudou o Senhor
O livro de Eclesiastes recita um princípio de sabedoria que continua verdadeiro: há tempo para todas as coisas. E, de fato, em 2022, como instituição, vivemos essa realidade. Foi um ano de luto, de lutas, mas sobretudo, da graça de Deus, da generosidade dos nossos parceiros e milagres em Cristo. Veja alguns dos momentos mais marcantes na história da Portas Abertas em 2022 a seguir.
Começamos o ano compartilhando a Lista Mundial da Perseguição 2022. O trabalho que é resultado de uma pesquisa anual realizada pela equipe da Portas Abertas Internacional trouxe grandes novidades, como a ascensão do Afeganistão à posição nº 1 do ranking após a tomada do Talibã e consequente aumento da pressão sobre os cristãos. O Especial Kids lançado ao mesmo tempo foi um material de apoio que apresentou a igreja secreta norte-coreana para os pequenos e desafiou as famílias a viverem a experiência da igreja secreta por um dia.
Em fevereiro, nos despedimos da querida irmã Elmira Pasquini, fundadora da Portas Abertas no Brasil. Uma mulher temente a Deus e corajosa que deixou não apenas o legado de intercessão e mobilização pelos cristãos perseguidos, mas o desafio de continuar essa obra tão urgente. Ao comentar sobre a trajetória no Brasil, que começou em 1970, a saudosa irmã Elmira disse: “Vocês sabem por que o trabalho da Portas Abertas cresceu e frutificou? Porque eu não fiz nada. Quem fez tudo foi o Senhor”.
A oração também marcou 2022, especialmente no Domingo da Igreja Perseguida (DIP), quando mais de 13 mil igrejas no Brasil se uniram para interceder pelos cristãos no Oeste Africano. A igreja cristã em países como Nigéria, Chade, Camarões e Burkina Faso esteve sob constantes ataques de extremistas e graças às orações e doações das igrejas parceiras, muitos irmãos em Cristo foram abençoados com reconstrução de igrejas, alimentos e cuidados pós-trauma.
Em julho, lançamos uma série de vídeos em que cristãos perseguidos contaram suas histórias, o documentário Faces da Perseguição. Ver o rosto, ouvir a voz e conhecer com detalhes os desafios de cada um deles permitiu que a igreja brasileira fosse edificada e desafiada a cuidar dos 360 milhões de cristãos perseguidos que não têm liberdade ou segurança para praticar a fé em Cristo.
Outro momento marcante foi a mobilização internacional de cristãos em prol da Síria e do Iraque. Durante sete anos, a Portas Abertas desenvolveu a campanha Esperança para o Oriente Médio para levar socorro aos cristãos perseguidos nesses dois países. O movimento de oração foi a oportunidade de agradecer pelos avanços conquistados e clamar ao Senhor pelo longo caminho que os irmãos na fé sírios e iraquianos precisam para encontrar a cura para os traumas e reconstruir suas casas e igrejas.
No final de setembro, recebemos a triste notícia da morte do Irmão André, fundador da Portas Abertas Internacional. Conhecido como o Contrabandista de Deus, o Irmão André levou a palavra e o amor de Deus para igrejas que estavam prestes a desaparecer. “Fortaleça o que resta”, foi o trecho de Apocalipse que animou as primeiras viagens missionárias dele. Essa passagem continua desafiando nossas vidas e corações a ajudar os desamparados, a socorrer nossos irmãos na fé presos e feridos por causa da fé em Cristo.
Obrigado por seu apoio e envolvimento com a causa da Igreja Perseguida ao longo deste ano. Cada minuto de oração, cada mensagem enviada nos cartões e cada doação permitiram o amparo e o fortalecimento de mais cristãos perseguidos. Que o Senhor derrame toda sorte de bênçãos em sua vida. Contamos com sua parceria em 2023!
© 2024 Todos os direitos reservados