Portas Abertas • 11 fev 2024
Há dez anos, a guerra causa destruição no Iêmen
A população no Iêmen enfrenta muitos desafios desde que a guerra civil começou em 2014. Fome, deslocamento interno, doenças e uma das maiores crises humanitárias atuais. Todos esses efeitos recaem também sobre os cristãos, somados à intensificação da perseguição de grupos radicais muçulmanos.
As prisões e as constantes ameaças são algumas das dificuldades que os cristãos enfrentam no 5° país mais perigoso para ser um cristão. E, agora, uma nova onda de violência abalou o país. Recentemente, os Estados Unidos e o Reino Unido bombardearam alvos no Iêmen responsáveis pelos ataques aos houthis – um dos grupos militantes da guerra no Iêmen que buscam o domínio do país.
Os dois países também enviaram navios ao Mar Vermelho. O bloqueio naval fez com o que o Iêmen voltasse aos holofotes da mídia internacional, mas muitos iemenitas sequer sabem que o próprio país está em manchetes no mundo todo.
Nossos parceiros na região trouxeram notícias sobre os cristãos iemenitas e pedidos de oração deles em relação à crise. “As pessoas estão tensas e vivem atemorizadas. Os bombardeios são tão assustadores. Os preços de produtos essenciais devem aumentar em breve. É uma situação difícil”, disse um dos cristãos.
“O aumento da insegurança no país afeta os cristãos, especialmente na capital, ou [outras] áreas dominadas pelos houthis”, ele acrescenta. Como as cidades que o governo ainda controla estão sitiadas, é muito difícil circular por outras partes do país. Cada vez os pontos de verificação fazem mais perguntas e nesse contexto é difícil para os cristãos se comunicarem, quanto mais para se reunirem em cultos.
Mas também está claro que o Espírito Santo continua a trabalhar no Iêmen. “Durante o conflito em andamento, o povo de Deus está trabalhando mais do que antes. Vemos as pessoas buscando mais e aceitando a palavra de Deus nesses dias difíceis. Orem por nós, para que em meio ao conflito, Deus faça algo novo no Iêmen. Que Deus abra portas para servirmos uns aos outros”, conta outro cristão local.
“Quero agradecer aos nossos irmãos e irmãs na fé do mundo todo por nos manter em suas orações diárias. Nós precisamos muito da intercessão de vocês neste momento.” Ele conclui dizendo: “Cremos que Deus está conosco, mas muitas famílias estão com medo e ansiosas”.
Em meio a dez anos de guerra e colapso da economia, as pessoas no Iêmen não têm condições de comprar comida. Sua doação garante alimento a um cristão que enfrenta perseguição extrema no Iêmen e ajuda famílias cristãs iemenitas a sobreviverem.
Pedidos de oração
© 2024 Todos os direitos reservados