“Todos os meus amigos me abandonaram”

Entenda os desafios do apologeta Gratia Pello na Indonésia

Portas Abertas • 16 jul 2024


Gratia Pello lendo livro na Indonésia

Gratia Pello lendo livro na Indonésia

Gratia Pello é um apologeta cristão preso por 15 meses na Indonésia. Ele foi acusado de blasfêmia por produzir um canal de apologética cristã e se defender de insultos de radicais muçulmanos em 2022. A sentença determinou dois anos de prisão, mas a pena foi reduzida e ele recebeu liberdade condicional há cinco meses, em fevereiro.  

 

Depois de sair da prisão, ele decidiu desativar o canal de apologética cristã que produzia no YouTube. Em uma conversa com parceiros da Portas Abertas, Gratia contou que começou o canal pelo interesse despertado em uma palestra de teologia. “As distinções profundas entre os ensinos cristãos e os do islamismo apresentados pelo preletor me cativaram profundamente e geraram o desejo de aprender mais”, disse o apologeta.  

 

Entrega completo ao evangelho 

 

Por amor ao evangelho, Gratia abandonou o negócio bem-sucedido que conduzia, vendeu todos os bens e se mudou com a esposa e os três filhos para uma nova cidade onde poderia aprender mais sobre a palavra de Deus e crescer espiritualmente. Depois de anos de estudo e dedicação, ele se tornou um autor e passou a compartilhar o que havia aprendido sobre Jesus. 

 

“Ao mesmo tempo, comecei a participar de grupos online que debatiam os ensinos islâmicos nas redes sociais. Muitas pessoas se interessavam pelo que eu dizia e alguns dos que conversavam em particular comigo posteriormente entregavam suas vidas a Jesus”, conta Gratia Pello. Foi então que surgiu a ideia de criar o canal no YouTube para alcançar ainda mais pessoas com o cristianismo.  

 

Gratia Pello e a família vendem comida em casa para se sustentar 

 

Mas pelo abuso da lei, o cristão foi denunciado e todo o trabalho foi interrompido. A decisão de encerrar o canal foi muito dolorosa para o cristão, mas o que mais o impactou foi o abandono de todos os amigos. “Todos os meus amigos me abandonaram”, conta o apologeta.  

 

Gratia Pello também foi demitido do trabalho e sofre para encontrar um novo emprego agora que é um ex-presidiário. Para sustentar a família, ele abriu uma pequena lanchonete nos fundos da casa. “Minha esposa faz a comida e até meu filho de 12 anos nos ajuda”, ele conta. Apesar do sofrimento no período em que esteve preso, Gratia Pello agradece a Deus pelo cuidado até a libertação.  

 

“Em minha jornada com Deus, experimentei altos e baixos. Creio que Deus nos sustenta em todas as necessidades. Minha esperança é que todos conheçam a Jesus”, conclui o cristão. Obrigado pelas orações por Gratia Pello e continue intercedendo pela família do cristão, especialmente nos desafios financeiros e sociais, e para que ele encontre novas formas de pregar o evangelho na Indonésia.  

  

Pedidos de oração 

  • Agradeça a Deus pela libertação de Gratia Pello.  
  • Interceda por novas oportunidades para o apologeta compartilhar o amor de Jesus na Indonésia.  
  • Ore pelo sustento da família do cristão preso e para que os traumas do período em que ficaram separados sejam curados.  


Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco