Três cristãos iranianos presos recentemente

As sentenças somadas totalizam 22 anos de prisão

Portas Abertas • 26 jun 2022


Ore por esses cristãos que foram presos por organizar igrejas domésticas (foto: Article 18)

Ore por esses cristãos que foram presos por organizar igrejas domésticas (foto: Article 18)

Hoje, 26 de junho, é o Dia de Apoio às Vítimas de Tortura. Pensando nesse tema, convidamos você a orar pelos cristãos iranianos que ao serem presos, muitas vezes, enfrentam tortura. Alguns deles tiveram a liberdade de religião violada recentemente. As sentenças foram motivadas pela participação em igrejas domésticas, pois as autoridades iranianas discriminam as atividades cristãs como “ameaça nacional” e executam prisões e sentenças severas por isso. 


O pastor armênio-iraniano, Joseph Shabazian, foi sentenciado a dez anos de prisão no dia 7 de junho. Além dele, duas cristãs, Mina Khajavi, de 59 anos, e Maline Nazari, de 48 anos, devem cumprir seis anos de prisão por liderar igrejas domésticas. A soma das sentenças do pastor e das cristãs é de 22 anos de prisão.
 


O pastor Joseph, de 58 anos, já está cumprindo uma pena de dois anos em exílio no Sul do Irã. Depois desses dois anos será encarcerado. Ele também deverá se apresentar anualmente às autoridades iranianas depois que for solto para “supervisão”.
 


Outros quatro cristãos — Salar Eshraghi, Farhad Khazaee, Sonya Sadegh e Masoumeh Ghasemi — foram sentenciados entre um e quatro anos de prisão por serem membros de igrejas domésticas no
Irã. 


Julgamento parcial
 


O juíz Iman Afshari, chefe do 26º setor da Corte iraniana, se tornou conhecido pelas sentenças duras contra cristãos. Ele decretou recentemente dez anos de prisão para outro cristão, Anooshavan Avedian, logo depois de
sentenciar Fariba Dalir a dois anos de prisão. 


O juiz sabia das ações sociais dos cristãos entregando alimentos durante o período mais intenso da pandemia de COVID-19, ajudando irmãos na fé e pessoas de outras religiões também. Ainda assim, ignorou tudo isso e os condenou por “perturbar a ordem nacional”.
 


O governo iraniano não reconhece a perseguição e prisões arbitrárias. Um representante do governo disse recentemente em entrevista que o Irã “respeita a liberdade de expressão e culto. Não processamos ninguém apenas por convicções e crenças ou por pertencer a um grupo em particular”, apesar do relatório da ONU e denúncias de violações de direitos humanos mostrarem o contrário.
 


Apoie cristãos presos 


Em vários países da Lista Mundial da Perseguição, cristãos são presos injustamente ou sem o direito a um julgamento adequado. Parte do trabalho da Portas Abertas é mobilizar recursos para que esses cristãos recebam a ajuda e defesa e vivam a fé em liberdade.
Doe! 



Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco