União Europeia pede fim da violência em Manipur

O maior estado cristão indiano vive uma crise étnico-religiosa há quase três meses

Portas Abertas • 17 jul 2023


Mais de 50 mil cristãos indianos precisaram fugir de casa devido aos conflitos

Mais de 50 mil cristãos indianos precisaram fugir de casa devido aos conflitos

Na última quinta-feira, 13 de julho, o Parlamento Europeu adotou uma resolução condenando a violência contra minorias religiosas, especialmente os cristãos, no estado de Manipur, Índia. O conflito entre os grupos étnicos kuki e meitei está quase completando três meses e já causou mais de 120 mortes.  

 

“O governo indiano precisa urgentemente agir para cessar a violência em Manipur e proteger as minorias religiosas, que inclui a comunidade cristã”, afirmou um dos legisladores da União Europeia. A resolução é um importante movimento da comunidade internacional sobre a crise em Manipur, que até então estava sendo ignorada.  

 

Possível diálogo 

 

“Podemos esperar que daqui pra frente haja mais diálogos entre a União Europeia e o governo indiano para discutir a liberdade religiosa na Índia”. A decisão teve o apoio da Portas Abertas, especialmente na Alemanha, através de relatórios atualizados sobre a crise que os cristãos têm vivido na Índia, com atualizações frequentes sobre a região.  

 

Além da Portas Abertas, outras ONGs foram convidadas para elaborar o rascunho da resolução. O conflito envolve questões econômicas e étnicas, mas também tem aspectos religiosos envolvidos. A minoria cristã dos dois lados foi o grupo mais afetado pela violência, segundo o relatório da Aliança Internacional pela Liberdade Religiosa recém-divulgado. 

 

Pedido de investigação 

 

Parceiros da Portas Abertas continuam socorrendo as vítimas da violência com recursos básicos de sobrevivência. Mais de 50 mil cristãos precisaram fugir de casa. A maioria deles está vivendo em acampamentos para deslocados internos.  

 

Além do pedido para parar a violência, o Parlamnto Europeu também pediu uma investigação independente para analisar casos de impunidade relatados pelos parceiros da Portas Abertas. A decisão alimenta a esperança de que em breve o terrível conflito possa cessar ou, ao menos, se tornar menos intenso. 

 

Pedidos de oração 

  • Ore para que as autoridades indianas estejam dispostas a agir em defesa das minorias cristãs atacadas.  
  • Agradeça a Deus pelo impacto da Portas Abertas na Alemanha e ore para que a comunidade internacional não esqueça os cristãos em Manipur.  
  • Interceda pelos mais de 50 mil cristãos que foram tirados de casa e pelas famílias das 120 vítimas fatais do conflito.  

 

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco