Bem vindo
Acesse sua conta ou registre-se gratuitamente.
Coreia do Norte
Posição no ranking:1
Bandeira-Coreia do Norte
Tipo de perseguição
Opressão comunista e pós-comunista, Paranoia ditatorial
Pontuação na pesquisa
97
Religião
Ateísmo
Capital
Pyongyang
População
26,3 MILHÕES
População cristã
400 MIL

Como é a perseguição aos cristãos na Coreia do Norte?

A Coreia do Norte é, indiscutivelmente, o lugar mais perigoso do mundo para seguir a Jesus. Ser descoberto como cristão no país resulta em punições severas, como ser preso nos campos de trabalho forçado, com pouca esperança de libertação, ou até mesmo morte por execução imediata. Os membros da família podem receber o mesmo destino. 

Apesar de existirem algumas igrejas na capital, Pyongyang, que possam sugerir algum nível de tolerância, elas têm apenas fins de propaganda. A realidade é muito diferente. Não há espaço para o cristianismo na Coreia do Norte, onde toda devoção deve ser direcionada ao regime Kim. Com vigilância constante – até de vizinhos e familiares – qualquer indício de adoração a Jesus pode ter implicações devastadoras. Mesmo assim, cristãos se reúnem secretamente, correndo enormes riscos.  

Nos últimos anos, a situação dos cristãos secretos piorou na Coreia do Norte. Isso se deve, principalmente, à Lei do Pensamento Reacionário, que tornou ainda mais claro que ser cristão ou possuir uma Bíblia é considerado um crime grave. A lei reforça como o regime vê o cristianismo como uma ameaça.  

Apesar de alguns avanços em 2025, a situação geral permanece praticamente inalterada. Muitas tendências negativas continuam a afetar o país e toda a população, o que inclui os cristãos secretos. O regime fortaleceu sua força militar, fez interações diplomáticas seletivas, tentou desenvolver turismo e implementou mudanças na política interna.  

O propósito dessas ações continua o mesmo: tornar o país mais autossuficiente e reforçar sua posição estratégica no cenário global. Nesse contexto, a vida cotidiana continua extremamente difícil, agravada pela crise humanitária. Para o pequeno grupo de cristãos secretos na Coreia do Norte, isso significa repressão contínua e perigo extremo constante. 

Como as mulheres são perseguidas na Coreia do Norte?

Mulheres cristãs presas na Coreia do Norte são vulneráveis a abusos sexuais a fim de causar trauma e isolamento. Cerca de 80% das pessoas que fogem da Coreia do Norte são mulheres, expostas a tráfico, violência sexual, escravidão e casamento forçado. As mulheres norte-coreanas que são capturadas e repatriadas são submetidas a tratamentos brutais e abortos forçados, pois seus bebês são considerados “impuros”. 

Como os homens são perseguidos na Coreia do Norte?

Na sociedade patriarcal norte-coreana, todos os homens devem trabalhar em empregos designados pelo Estado, o que dificulta a fuga da Coreia do Norte e aumenta o risco de homens cristãos serem descobertos na Coreia do Norte. Além disso, o sistema de classificação social songbun, que divide as pessoas em três categorias, coloca qualquer suspeito de ser cristão na base do sistema, como categoria “hostil”.  

O que a Portas Abertas faz para ajudar os cristãos na Coreia do Norte?  

Colaboradores secretos da Portas Abertas ajudam cerca de 100 mil cristãos norte-coreanos – por meio de redes de trabalho secretas fora do país – com ajuda emergencial, materiais cristãos, transmissão de programas de rádio cristãos, treinamento e abrigo para aqueles que fugiram da Coreia do Norte. 

Como posso ajudar os cristãos na Coreia do Norte?  

Além de orar por eles, você pode ajudar de forma prática doando para o projeto da Portas Abertas de apoio aos cristãos perseguidos que enfrentam maiores necessidades.  

QUERO AJUDAR 

Quem persegue os cristãos na Coreia do Norte?

O termo “tipo de perseguição” é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos na Coreia do Norte são: paranoia ditatorial e opressão comunista e pós-comunista.  

Já as “fontes de perseguição” são os condutores/executores das hostilidades, violentas ou não violentas, contra os cristãos. Geralmente, são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo. 

Norte-coreanos circulam pela rua em sua bicicletas

Pedidos de oração da Coreia do Norte

  • Ore pedindo a Deus que transforme o coração do presidente, Kim Jong-un, e de sua família.   
  • Clame para que Deus proteja a pequena comunidade de cristãos na Coreia do Norte quando se encontrarem em segredo e dê a eles a paz que excede todo o entendimento quando tiverem medo.   
  • Interceda por provisão de alimento para cristãos presos por amor a Jesus e para suas famílias na Coreia do Norte. 
  • Ore por oportunidades para cristãos secretos compartilharem o evangelho com sabedoria e segurança. 

Mais informações sobre o país