Bem vindo
Acesse sua conta ou registre-se gratuitamente.
Iêmen
Posição no ranking:3
Tipo de perseguição
Opressão islâmica, Paranoia ditatorial, Corrupção e crime organizado, Opressão do clã
Pontuação na pesquisa
93
Religião
Islamismo
Capital
Saná
População
36 MILHÕES
População cristã
UM PEQUENO NÚMERO

Como é a perseguição aos cristãos no Iêmen?

Os perigos enfrentados pelos cristãos no Iêmen continuam a aumentar em meio a um cenário de conflito, extremismo e colapso econômico. A igreja iemenita é composta principalmente por cristãos de origem muçulmana, que precisam praticar a fé em absoluto segredo. Ser descoberto como cristão pode ser fatal, pois, segundo a lei, a apostasia deve ser punida com a morte. Além disso, os cristãos podem ser forçados ao divórcio e à separação dos filhos. A fragmentação do Iêmen e a fragilidade da lei no país aumentam ainda mais os riscos enfrentados pelos cristãos.  

Grupos não islâmicos não podem ser registrados formalmente, e locais de culto não muçulmanos não são autorizados há anos. A maioria dos cristãos não iemenitas já fugiu do país por causa do perigo, e muitas igrejas registradas foram saqueadas ou destruídas. Isso significa que a população cristã iemenita é composta principalmente por convertidos que se reúnem em segredo – e com enorme risco.  

Enquanto todos os iemenitas sofrem com uma das piores crises humanitárias do mundo, os cristãos são particularmente vulneráveis. A ajuda emergencial geralmente é distribuída por mesquitas, que discriminam aqueles que não são muçulmanos devotos. 

Somado a isso, uma campanha ​​​midiática ​coordenada, apoiada por extremistas, ​​teve como alvo​​​​ líderes cristãos, aumentando o discurso anticristão e os riscos para os seguidores de Jesus no país. A piora da situação de segurança forçou dezenas de grupos cristãos informais a parar de se reunir. Diante dessas pressões, alguns cristãos secretos consideram deixar o Iêmen, mas muitos querem permanecer para servir, mesmo diante dos perigos.  

Em meio aos muitos desafios, há também boas notícias. Um crescimento consistente e encorajador tanto no número de pessoas quanto na maturidade da fé é percebido no Iêmen. ​​​Inclu​​​sive com histórias pessoais daqueles que​​​ têm sido alcançados por causa do aprofundamento na fé de familiares e entes queridos.  

Como as mulheres são perseguidas no Iêmen?

Na sociedade patriarcal do Iêmen, as mulheres enfrentam repressão crescente, especialmente em áreas sob controle houthi. Ser cristã aumenta a vulnerabilidade delas. As mulheres cristãs podem ser submetidas ao confisco de celulares, abusos, casamento forçado e até “crimes de honra” ​​–​​​ ​ou seja, assassinato ​​–​​​​ com leis que protegem os agressores. Forçadas a se esconder, essas mulheres cristãs têm acesso limitado a recursos espirituais e a comunidades de fé, o que as torna espiritualmente isoladas. 

Como os homens são perseguidos no Iêmen? 

Em meio à guerra, homens cristãos podem ser forçados a integrar milícias no Iêmen. Até meninos de apenas 13 anos podem ser submetidos a essa coerção, apesar dos acordos internacionais que prometem banir essa prática. Cristãos de origem muçulmana são vulneráveis à perda de emprego, espancamentos, prisão, tortura e morte. Como os homens são tradicionalmente os provedores, a ausência deles traz dificuldades extremas para as famílias e os expõe à exploração. Líderes cristãos são os principais alvos de detenção. Por isso, muitos homens escolhem fugir do país. 

O que a Portas Abertas faz para ajudar os cristãos no Iêmen?

A Portas Abertas apoia o corpo de Cristo no Iêmen com campanhas de oração, distribuição de ajuda emergencial, treinamento para cristãos e pastores, além de abrigo e proteção para cristãos perseguidos. 

Como posso ajudar os cristãos perseguidos no Iêmen? 

Além de orar por eles, você pode ajudar de forma prática doando para o projeto da Portas Abertas de apoio aos cristãos perseguidos que enfrentam maiores necessidades. 

QUERO AJUDAR 

Quem persegue os cristãos no Iêmen?

O termo “tipo de perseguição” é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos no Iêmen são: opressão do clã, opressão islâmica, paranoia ditatorial, corrupção e crime organizado. 

Já as “fontes de perseguição” são os condutores/executores das hostilidades, violentas ou não violentas, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo. 

Família iemenita em meio a um local desolado

Pedidos de oração do Iêmen

  • Ore pela segurança dos poucos cristãos iemenitas que vivem sob risco diário de violência e morte.  
  • Interceda por recursos e força para a igreja clandestina e secreta continuar servindo no Iêmen. 
  • Clame a Deus pelo fim da guerra violenta e da crise humanitária que afetam o Iêmen há anos. 
  • Peça a Deus que os que não conhecem a Jesus sejam alcançados pelo testemunho dos cristãos perseguidos iemenitas.  

Mais informações sobre o país