Bem vindo
Acesse sua conta ou registre-se gratuitamente.
Turquia
Posição no ranking:41
TR
Tipo de perseguição
Opressão islâmica, Nacionalismo religioso, Paranoia ditatorial, Opressão do clã, Hostilidade etno-religiosa
Pontuação na pesquisa
68
Religião
Islamismo
Capital
Ancara
População
86,7 MILHÕES
População cristã
251 MIL

Como é a perseguição aos cristãos na Turquia?

A perseguição na Turquia é frequentemente impulsionada pela noção de que ser turco é ser muçulmano. Qualquer pessoa que pratique abertamente uma fé diferente, em especial se tiver se convertido do islã, é considerada traidora e causadora de desonra para família e nação. Isso resulta em discriminação generalizada. 

Convertidos do islã são vulneráveis a assédio, rejeição e ameaças de violência tanto de membros da família quanto de grupos islâmicos radicais. Muitos se sentem compelidos a esconder a fé e a levar uma vida dupla. No entanto, outros vivem a fé de forma ousada e aberta, refletindo a diversidade dentro da igreja e da sociedade turca. 

Em geral, cristãos enfrentam acesso limitado a empregos públicos e podem sofrer discriminação mesmo em empregos privados. Em áreas com conflitos étnicos, comunidades cristãs históricas ficam presas no meio do fogo cruzado e, às vezes, são forçadas a deixar suas terras. 

Como as mulheres são perseguidas na Turquia?

Mulheres podem enfrentar violência doméstica com base no gênero e até assassinato na Turquia. Muçulmanas que se convertem ao cristianismo são especialmente vulneráveis. Embora algumas convertidas possam viver sua nova fé de forma livre, a conversão também pode ser vista como desonra para a família. Mulheres correm risco de prisão domiciliar, espancamentos, abuso sexual, assédio e rejeição. Mulheres solteiras ou financeiramente dependentes estão em maior perigo, e muitas jovens convertidas escondem a fé para evitar serem expulsas de casa ou deserdadas pela família. Nessa cultura de honra e vergonha, as vítimas com frequência sofrem em silêncio. Mulheres também enfrentam pressão pública para se conformar com vestuário e conduta islâmicos. 

Como os homens são perseguidos na Turquia?

Homens cristãos na Turquia enfrentam pressão para seguir o islã, considerado parte integrante da identidade turca. Isso impede muitos de praticarem a fé abertamente. Homens e meninos também têm maior probabilidade de serem presos ou detidos. Convertidos ao cristianismo muitas vezes perdem o emprego, são rejeitados pela família ou são forçados a frequentar mesquitas. 

Durante o serviço militar, soldados cristãos frequentemente sofrem assédio e bullying e não podem praticar a fé abertamente. Líderes de igrejas homens podem receber ameaças de morte e intimidação, enquanto a discriminação generalizada em todas as partes da sociedade limita sua capacidade de ganhar a vida, tornando família e comunidade financeiramente vulneráveis. 

O que a Portas Abertas faz para ajudar os cristãos na Turquia?

A Portas Abertas apoia refugiados cristãos de língua persa na Turquia. Isso é feito por meio de parceiros locais que fornecem treinamento de preparação para perseguição, recursos e ajuda emergencial. 

Como posso ajudar os cristãos perseguidos na Turquia?

Além de orar por eles, você pode ajudar de forma prática doando para o projeto da Portas Abertas de apoio aos cristãos perseguidos que enfrentam maiores necessidades.

QUERO AJUDAR

Quem persegue os cristãos na Turquia?

O termo “tipo de perseguição”  é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra os cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos na Turquia são: opressão islâmica, nacionalismo religioso, paranoia ditatorial, hostilidade etno-religiosa e opressão do clã. 

Já as “fontes de perseguição” são os condutores/executores das hostilidades, violentas ou não violentas, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo. 

Cidade turca vista ao longe, com a bandeira nacional tremulando à frente

Pedidos de oração da Turquia

  • Ore para que os líderes políticos turcos sejam alcançados e para que pessoas em todo o país vejam o amor e a esperança de Jesus na vida dos cristãos. 
  • Louve a Deus pela igreja turca e peça a ele que a capacite para cumprir a grande comissão. 
  • Interceda para que novos convertidos encontrem um senso de pertencimento e esperança na família de Cristo.

Mais informações sobre o país