Bem vindo
Acesse sua conta ou registre-se gratuitamente.
Cazaquistão
Posição no ranking:45
KZ
Tipo de perseguição
Opressão islâmica, Paranoia ditatorial, Opressão do clã
Pontuação na pesquisa
67
Religião
Islamismo
Capital
Astana
População
20 MILHÕES
População cristã
3,6 MILHÕES

Como é a perseguição aos cristãos no Cazaquistão?

As liberdades cristãs no Cazaquistão são extremamente limitadas por restrições onerosas e vigilância rigorosa – muitas vezes sob o pretexto de combater a ameaça do islamismo extremista. A situação piorou consideravelmente desde 2010, à medida que as autoridades buscam aumentar o controle sobre todos os aspectos da vida cazaque. 

Batidas policiais, prisões e multas não são incomuns para cristãos de grupos protestantes, como batistas e pentecostais, considerados uma influência estrangeira com intenção de minar as autoridades cazaques. Em 2022, mudanças na Lei da Religião aumentaram as restrições enfrentadas pelos cristãos, tornando ainda mais difícil realizar reuniões fora d​os locais registrados pelo Estado. Igrejas ortodoxas russas enfrentam menos problemas – porque, em grande parte, não interagem com a população cazaque, e as autoridades não querem provocar os russos. 

A perseguição mais severa é reservada para convertidos de origem muçulmana, que podem enfrentar prisão domiciliar, espancamentos e expulsão da comunidade. Líderes locais influentes (com apoio das autoridades) veem a conversão como um ataque à identidade cazaque. Compreensivelmente, muitos convertidos optam por manter a nova fé em segredo. 

Como as mulheres são perseguidas no Cazaquistão?

Na cultura islâmica tradicional​​,​​ que prevalece em muitas partes do Cazaquistão, as mulheres são consideradas submissas aos homens, aumentando a vulnerabilidade daquelas que escolhem seguir a Jesus. Elas podem enfrentar abuso físico e verbal, assédio, ameaças e até prisão domiciliar. Sequestro, casamento forçado e agressão sexual também podem ocorrer.

Como os homens são perseguidos no Cazaquistão?

Como em outros países da Ásia Central, líderes de igrejas são tipicamente homens, o que os torna ainda mais expostos a punições das autoridades, incluindo multas e restrições de viagem. Isso pode impactar significativamente famílias e congregações. Negócios administrados por homens cristãos podem enfrentar boicotes ou serem coagidos a pagamentos de suborno para operar, especialmente em áreas rurais. Homens recrutados para o serviço militar também podem enfrentar desafios imensos.

O que a Portas Abertas faz para ajudar os cristãos no Cazaquistão?

A Portas Abertas fortalece a Igreja Perseguida na Ásia Central com distribuição de Bíblias, projetos de geração de renda e ministérios de mulheres e crianças.

Como posso ajudar os cristãos perseguidos no Cazaquistão?

Além de orar por eles, você pode ajudar de forma prática doando para o projeto da Portas Abertas de apoio aos cristãos perseguidos que enfrentam maiores necessidades.

QUERO AJUDAR

Quem persegue os cristãos no Cazaquistão?

​​O termo “tipo de perseguição”  é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra os cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos no Cazaquistão são: paranoia ditatorial, o​​​pressão ​​​​islâmica e ​​​​o​​​pressão do c​​​lã.​​

Já as “fontes de perseguição” são os condutores/executores de hostilidades, violent​​​a​s ou não violent​​​a​s, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo. 

Trailer nas montanhas do Cazaquistão

Pedidos de oração do Cazaquistão

  • Bíblias e literatura cristã são fortemente restritas no Cazaquistão. Ore para que a palavra de Deus chegue aos cristãos famintos por alimento espiritual. 
  • A lei religiosa restritiva do Cazaquistão significa que igrejas e líderes estão sempre sob pressão. Peça a Deus que lhes dê renovação e a certeza da presença do Espírito Santo. 
  • Ore pelos cristãos de origem muçulmana no Cazaquistão que podem ter perdido família e amigos ao escolher seguir a ​​Jesus.

Mais informações sobre o país