Bem vindo
Acesse sua conta ou registre-se gratuitamente.
Cuba
Posição no ranking:24
Tipo de perseguição
Opressão comunista e pós-comunista, Paranoia ditatorial, Intolerância secular
Pontuação na pesquisa
73
Religião
Cristianismo
Capital
Havana
População
11 MILHÕES
População cristã
6,8 MILHÕES

Como é a perseguição aos cristãos em Cuba? 

Cristãos em Cuba devem se alinhar à agenda comunista do país, e a falha em fazê-lo pode gerar pressão e perseguição. A dissidência é sistematicamente reprimida em Cuba — algo que os cristãos conhecem muito bem. Aqueles que se manifestam contra o regime, incluindo líderes de igrejas e ativistas cristãos, correm risco de prisão, campanhas difamatórias, assédio, restrições de movimento, violência física e encarceramento. 

Para conter a influência da igreja, as autoridades rotineiramente negam o registro de novas igrejas. Isso força muitas a operar “ilegalmente”, aumentando o risco de perseguição. Atividades da igreja, especialmente aquelas que beneficiam comunidades locais, são frequentemente consideradas uma ameaça aos interesses do Estado, o que gera escrutínio e vigilância. Sermões são frequentemente monitorados para garantir alinhamento com valores do regime.  

Negação de licenças, multas, confisco de propriedades, demolições, fechamentos e ações legais são penalidades do regime repressivo às igrejas e outras organizações cristãs.  

Como as mulheres são perseguidas em Cuba? 

Mulheres cristãs que fazem campanha contra políticas governamentais correm risco de demissão no trabalho, sofrem ameaças e são vigiadas. As “Damas de Branco”, parentes de prisioneiros políticos, têm suportado assédio policial ao frequentar a igreja. Programas femininos baseados na igreja enfrentam hostilidade governamental por supostamente promoverem ideias “contrarrevolucionárias”. 

Como os homens são perseguidos em Cuba? 

Líderes de igrejas em Cuba são tipicamente homens, e aqueles que se manifestam contra políticas governamentais o fazem com enorme risco. Punições contra manifestações podem incluir espancamentos, ameaças e prisões, bem como confisco de Bíblias e outras literaturas e destruição de propriedades. Os que estão no serviço militar podem enfrentar problemas se sua fé for descoberta, dependendo da atitude dos oficiais superiores.  

O que a Portas Abertas faz para ajudar os cristãos em Cuba? 

A Portas Abertas fortalece a igreja em Cuba por meio de iniciativas que incluem apoio em oração, treinamento bíblico, assistência financeira e fornecimento de literatura cristã. 

Como posso ajudar os cristãos perseguidos em Cuba? 

Além de orar por eles, você pode ajudar de forma prática doando para o projeto da Portas Abertas de apoio aos cristãos perseguidos que enfrentam maiores necessidades.

QUERO AJUDAR

Quem persegue os cristãos em Cuba? 

O termo “tipo de perseguição” é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos em Cuba são: paranoia ditatorial, opressão comunista e pós-comunista e intolerância secular.  

Já as “fontes de perseguição” são os condutores/executores das hostilidades, violentas ou não violentas, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo.  

Cidadãos cubanos caminham pelas ruas

Pedidos de oração de Cuba

  • Como todos os cubanos, os cristãos enfrentam necessidades humanitárias significativas. Peça para que a provisão de Deus chegue até seu povo.  
  • Ore para que os líderes de igrejas que são monitorados pelo governo cubano tenham sabedoria e coragem para compartilhar sua fé sem impedimentos. 
  • Bíblias em Cuba podem ser difíceis de encontrar e bastante caras. Clame para que a palavra de Deus seja acessível a todos que desejarem uma Bíblia. 

Mais informações sobre o país