Portas Abertas • 12 ago 2023
As atividades acontecem em segredo porque muitas autoridades proíbem esse tipo de programação
Hoje, no Dia Internacional da Juventude, conheça uma das principais formas pelas quais os jovens na Ásia Central conhecem o evangelho: os acampamentos secretos de verão. Entre julho e setembro é verão no Hemisfério Norte, onde fica a Ásia Central, e geralmente as crianças e adolescentes entram em férias da escola.
Há alguns anos, nossos parceiros locais organizam acampamentos de verão nesses meses, com momentos de diversão, comunhão, testemunho do amor de Deus e lições bíblicas. As atividades têm alcançado muitos jovens com o evangelho e transformado suas vidas. Porém, por causa da perseguição, tudo precisa acontecer em segredo.
Há pouco mais de uma semana, por exemplo, um acampamento de verão foi fechado pela polícia secreta na Ásia Central. O acampamento foi organizado por uma igreja cristã que tem o registro exigido pelo governo, mas, como não é permitido compartilhar o evangelho com menores de 18 anos em muitos países da região, os acampamentos de jovens são proibidos.
Por isso, a programação organizada que proporciona diversão, comunhão e compartilha as boas-novas do evangelho com a juventude foi interrompida. Em geral, todas essas atividades acontecem de maneira secreta, exatamente por causa da repressão. Ainda assim, a polícia secreta consegue descobrir e barrar os acampamentos cristãos.
O pastor da igreja responsável pelo acampamento de jovens ficou preso por uma semana, pagou uma fiança de aproximadamente 580 dólares e tem sido interrogado ao menos uma vez por semana depois que foi liberado.
Apesar da vigilância, nossos parceiros testemunharam o cuidado sobrenatural de Deus. Eles contaram que não estavam conseguindo comprar a passagem para ir ao acampamento de verão. Estavam muito ansiosos quando descobriram que Deus providenciou de modo sobrenatural as passagens para eles. “Foi um verdadeiro milagre”, conta um dos parceiros.
Outro parceiro conta: “Organizamos um acampamento para jovens cristãos surdos. Estávamos em um espaço seguro e tranquilos no começo, no entanto, pouco depois o inimigo [Diabo] se levantou contra nós. Nossa água foi cortada e vários trabalhadores começaram a cavar exatamente na rua em que estávamos. Mas tudo terminou bem. As crianças estavam tão contentes e leves que não queriam voltar para casa. Elas pediram aos pais para ficar mais um dia no acampamento. Decidimos prolongar as atividades por mais dois dias com elas”.
Em setembro, os jovens brasileiros vão formar uma onda de oração pela Igreja Perseguida na Ásia Central: o Shockwave 2023. Não fique de fora e faça parte do agir sobrenatural de Deus na vida dos nossos irmãos na fé perseguidos!
Pedidos de oração
© 2024 Todos os direitos reservados