Atiradores invadem vigília de Páscoa na Nigéria

Um menino foi morto e três cristãos foram sequestrados

Portas Abertas • 6 abr 2023


Além do ataque, na mesma semana, oito estudantes foram sequestrados (foto representativa)

Além do ataque, na mesma semana, oito estudantes foram sequestrados (foto representativa)

A igreja pentecostal Akenawe realizava uma vigília de oração no último domingo, 2 de abril, quando foi atacada no estado de Benue, Nigéria. Um menino cristão foi morto e muitos membros ficaram feridos, incluindo o líder da igreja, que foi raptado com outros dois cristãos pelos extremistas.  


O porta-voz do governo local confirmou o incidente, mas não nomeou os responsáveis pelo ataque. Suspeita-se que os
fulanis, um grupo extremista islâmico que atua em vários países africanos, tenha comandado o atentado. 


Segundo o jornal nigeriano Herald, o porta-voz disse: “No final da madrugada, ao primeiro raiar do dia, a igreja foi cercada por homens armados. Os cristãos locais estavam em vigília, orando, quando o ataque começou. Três pessoas foram sequestradas, um menino foi morto, duas pessoas foram feridas por um facão e estão se recuperando no hospital e outros tiveram ferimentos leves”.
 


O pastor Gwadue Kwahtyo estava conduzindo uma vigília de oração quando o atirador invadiu a igreja disparando para todos os lados. Eles estavam celebrando o Domingo de Ramos e se preparando para o culto de Páscoa no próximo domingo.  
 


Sequestros em Kaduna 
 


O ataque do domingo não foi o único atentado na semana de Páscoa. Na última terça-feira, 4 de abril, um grupo não identificado sequestrou oito estudantes de uma escola pública de Ensino Médio no estado de Kaduna. Os alunos estavam voltando para casa quando o ataque aconteceu. Com exceção das oito vítimas do sequestro, não se sabe o total de alunos que estavam no local quando o rapto aconteceu. 
 


O governador do estado de Kaduna, Nasir el-Rufai, disse que não está medindo esforços para resgatar as vítimas. Ainda não ficou claro se os estudantes eram cristãos e não há informação sobre o motivo do sequestro. Sabe-se que os
sequestros são uma estratégia dos extremistas para afetar os cristãos nigerianos.  


Seja #UmComEles 


As celebrações de Páscoa reúnem inúmeros cristãos nas igrejas e os extremistas aproveitam essa oportunidade para realizar ataques letais. Ajude a Portas Abertas a acolher e oferecer cuidados pós-trauma para vítimas desses ataques com uma
doação.  


Pedidos de oração 

  • Peça a Deus que proteja os cristãos de ataques dos grupos extremistas durante as celebrações da Páscoa na Nigéria. 
  • Interceda pelos extremistas para que conheçam a graça transformadora de Jesus. 
  • Peça a Deus que console a família do menino cristão assassinado.  
  • Ore pela recuperação dos feridos e para que os cristãos sequestrados sejam libertos em breve.


      

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco