Cinco anos do rapto das meninas de Dapchi

A cristã Leah Sharibu é a única que continua em cativeiro

Portas Abertas • 19 fev 2023


Os pais da jovem continuam esperando pela filha

Os pais da jovem continuam esperando pela filha

Há cinco anos, no dia 19 de fevereiro, 110 estudantes da cidade de Dapchi, na Nigéria, foram sequestradas. Extremistas do Boko Haram levaram as jovens que estudavam no colégio Governmente Girls Cience and Technical College.   

Três meses depois do rapto, 104 meninas foram devolvidas às respectivas famílias. Quanto às seis jovens restantes, o Boko Haram confirmou em março de 2018 a morte de cinco delas durante o caminho para o cativeiro e a sobrevivência da única refém que permanece presa, e também a única cristã, Leah Sharibu 


O grupo extremista afirmou que o sequestro foi planejado por acreditarem que todas as meninas eram cristãs. Quando descobriram que eram muçulmanas, planejaram a devolução das meninas, no dia 21 de março de 2018. A cristã Leah Sharibu permaneceu nas mãos dos sequestradores porque se recusa a se converter para o islã. 


Esperança frustrada
 


A jovem está há cinco anos em cativeiro. Ela tinha apenas 15 anos quando foi sequestrada. Os familiares acreditam que ela continua viva, mas informações como o paradeiro e as condições a que Leah é submetida pelos sequestradores continuam um mistério. 
 


As autoridades nigerianas já fizeram diversas promessas de ação em favor de Leah. A esperança dos pais continua frustrada enquanto aguardam o retorno da filha.
 


O uso de sequestros para aterrorizar as comunidades cristãs não é algo novo. O grupo Boko Haram já tinha agido do mesmo modo na cidade de Chibok, raptando 275 jovens em 2014, e realizou inúmeros outros sequestros durante os últimos anos. Entenda como a violência dos extremistas atinge homens e mulheres nas comunidades cristãs.
 


Pedidos de oração
 

  • Ore para que Leah continue sustentada pela graça de Deus e que em breve seja liberta. 
  • Peça ao Senhor que console e anime os pais de Leah que estão abatidos pela espera.  
  • Interceda pelos extremistas que têm feito sequestros na Nigéria para que tenham temor em seus corações e entendam a dor que estão causando. 

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco